Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

TJDF lança vídeo em defesa dos banheiros destinados às pessoas com deficiência

Terça, 21 de agosto de 2012
Do TJDF
Você costuma aproveitar para usar os banheiros mais espaçosos destinados às pessoas com deficiência? A servidora Gleide Araújo, do Serviço de Atendimento ao Beneficiário do TJDFT, mostra em um vídeo de um minuto a importância de respeitar esses banheiros. Assista ao vídeo

Esse é o último de três vídeos produzidos pelo Núcleo de Inclusão – NIC, em parceria com Assessoria de Comunicação Social, com o propósito de conscientizar os servidores do TJDFT para a necessidade de respeitar os espaços exclusivos destinados aos colegas e aos usuários da justiça com deficiência.

Com o slogan O ESPAÇO EXCLUSIVO É O ESPAÇO DE INCLUSÃO, o NIC pretende alertar para atitudes que trazem prejuízos às pessoas com deficiência. Esta semana, o tema abordado são os banheiros exclusivos. Mais espaçosos que os outros, esses banheiros acabam sendo um atrativo para algumas pessoas que desconhecem sua finalidade. A pessoa com deficiência, sobretudo a cadeirante, tem formas muito específicas de utilizar o toalete que precisa estar sempre muito bem higienizado. O uso por outras pessoas traz riscos à saúde dos seus verdadeiros destinatários.

O Núcleo de Inclusão é uma iniciativa pioneira do TJDFT. Com sua criação em 2009, subordinado à Presidência da Casa, o Tribunal tornou-se o primeiro a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, antecipando-se à Recomendação nº 27, do Conselho Nacional de Justiça, que prescrevia a adoção de "medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência.

Para assistir aos outros vídeos da série O ESPAÇO EXCLUSIVO É O ESPAÇO DE INCLUSÃO, clique aqui.