Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

BRT agride nascentes e não garante acessibilidade a usuários

Segunda, 14 de junho de 2014
Alagamento Gama
Foto de Marcos Moreno Oliveira

Por Chico Sant’Anna
Inaugurado duas vezes pelo governador Agnelo Queiroz, uma em 02/04/2014, e a outra, acompanhado da presidente Dilma, em 13/06/2014, o sistema de transporte coletivo Expresso DF (ou BRT) não garante acessibilidade a seus usuários, além de manter várias paradas fechadas ao uso dos passageiros. O mais grave se revela agora: pelo menos duas nascentes d’água foram afetadas pelas obras do sistema.

Os serviços deveriam ter sido entregues em é dezembro de 2013, depois mudaram a data para junho deste ano. Mas trinta dias após o prazo limite do segundo adiamento, várias paradas estão fechadas ou inacabadas. Isso, sem falar que parte do trajeto, que passaria pela Candangolândia, rumo a Estação Asa Sul do Metrô, só agora deverá ter suas obras iniciadas.
BRT Alagado Trem
A água que corre às margens da EPIA se acumula em
um grande buraco próximo à linha férrea da extinta
RFFSA. Como o volume é grande, a água transborda,
levando barro aos trilhos. Fotos de Chico Sant’Anna

A via expressa do BRT se revelou duplamente agressora do meio-ambiente. Primeiro, com a retirada de várias árvores e espécimes nativas do cerrado. E agora se descobre a existência de agressão a nascentes existentes na região do Park Way e do Gama, áreas consideradas de preservação ambiental (APAs).
Alagamento Gama 2
Próximo ao Campus da UnB, no Gama, um verdadeiro riacho brotou da terra,
depois que as máquinas do BRT fizeram os serviços de terraplanagem no local.
Foto de Marcos Moreno Oliveira.

Nascentes expostas
Pelo menos, em duas localidades ao longo da via expressa do BRT, água de nascentes estão correndo em valas e canaletas a céu aberto.

No caso do Park Way, uma lagoa de contenção foi construída próxima à Metropolitana, mas o volume de água é tão grande, que ela transborda, gerando erosão e levando terra que já encobre os trilhos da linha férrea que passa no local. Um lamaçal se formou próximo ao conjunto 2, da Quadra 6.