Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Meu Rio: A violência policial e as câmaras instaladas em viaturas

Sexta, 25 de julho de 2014
Apelo do 'Meu Rio'

Este domingo, o Fantástico exibiu uma reportagem chocante mostrando dois policiais ameaçando três menores dentro uma viatura. Um dos jovens foi encontrado morto e outro levou dois tiros. O crime só foi elucidado graças às câmeras instaladas na viatura. Ambos os policiais estão presos e foram indiciados por homicídio, tentativa de homicídio e ocultação de cadáver.   
Na segunda-feira, o secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame, deu uma declaração dizendo que apoiava a instalação das câmeras e prometeu chegar a 2 mil viaturas equipadas até o fim do ano. A declaração do secretário pode parecer uma boa notícia, mas não é. A lei 5.588/09 determina que todas as viaturas do Rio devem ser equipadas com câmeras. Ao dizer que só fará a instalação em 2 mil veículos, Beltrame confirmou que pretende continuar ignorando a lei.  
Precisamos mostrar ao secretário que sabemos que sua declaração, apresentada como solução, não passa da confirmação de um problema: há 5 anos, a Secretaria de Segurança descumpre a lei. E, ao fazê-lo, permite que policiais violentos continuem atuando impunemente. Clique agora no link para fazer uma ligação gratuita para o gabinete do Beltrame e exija que todas as viaturas do Estado sejam equipadas com câmeras até o final do ano:
Uma das justificativas dadas para o não cumprimento da lei é o custo de implementação do sistema. Se a desculpa já era fraca, ela não cola mais: em maio, os deputados estaduais aprovaram o repasse de R$ 70 milhões ao Governo do Estado para investimento em Segurança. Um dos itens previstos era a compra e a instalação das câmeras.
   
Mas nem o número de carros com câmeras é consenso entre a própria polícia. Em resposta a um ofício enviado pela equipe da Rede Meu Rio, o subsecretário de tecnologia, Edval Novaes, afirmou que 953 veículos tinham câmeras instaladas. O comando da Polícia Militar, por sua vez, informou que 1.137 das 2.855 viaturas possuíam o equipamento.  
Independente de quem esteja certo, o fato é que milhares de viaturas continuam sem as câmeras instaladas. Se esse caso bárbaro ocorreu em um carro com câmera, imagina o que acontece onde não há fiscalização? A lei não pode continuar sendo ignorada pela Secretaria de Segurança. Ela protege o bom policial e ajuda a identificar e punir o mau policial. Não adianta o secretário ficar apenas no discurso. É preciso cumprir a legislação!  
Ligue agora para o gabinete do secretário Beltrame e exija que todas as viaturas tenham câmeras até o fim do ano!  http://paneladepressao.minhascidades.org.br/campaigns/402  
Por um Rio com uma polícia mais transparente,  
Enrica, João, Rodrigo, Leona, Guilherme e toda a equipe da Rede Meu Rio  
Fontes:
 
Ofícios da Rede Meu Rio sobre número de viaturas com câmeras
http://bit.ly/OficiosBBB