Domingo, 7 de agosto de 2011
Da Agência Pulsar
Tratar o tema de forma simples foi o
objetivo da Campanha O Petróleo Tem que ser Nosso. As animações foram
lançadas nesta quinta-feira (4) na sede do Sindicato dos Petroleiros do
Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ).
As produções criticam a
privatização do petróleo e do gás. Os desenhos animados pretendem levar a
um público maior os debates promovidos por sindicatos, movimentos
sociais e universidades.
A produtora das
animações, Amanda Oliveira, ressalta que os curtas falam de “outras
maneiras de ver o petróleo brasileiro” , não deixando de lado “a
proteção dos recursos naturais do país”.
As seis
animações chamam a população a se mobilizar para que os royalties do
petróleo sejam utilizados na melhoria da vida da população brasileira.
Pedem para que o dinheiro pago pelos que extraem ou comercializam o
recurso natural seja investido nas áreas de educação, saúde e cultura.
Os
vídeos serão exibidos em cinemas, barcas, metrô e trem. As diversas
redes sociais na Internet também serão formas de democratizar o
conteúdo.
A
campanha O Petróleo tem que Ser Nosso reúne 30 entidades de 17 estados.
Um dos principais objetivos é defender as riquezas do pré-sal, faixa de
petróleo de alta qualidade estimada em 50 bilhões de barris. (pulsar/apn)