Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 29 de junho de 2013

Agnelo governa para os ricos, afirma o Psol

Sábado, 29 de junho de 2013
por Direção Executiva Regional do PSOL-DF
 
O Governo de Agnelo Queiroz, do PT, PMDB, PTB e 11 outros  partidos,  tem confirmado em sua gestão a preferência pelas elites no perfil de suas políticas públicas. Eles escolheram continuar a governar para os mais ricos e para todos aqueles que financiaram sua milionária campanha para o governo do DF.  Nestes últimos três anos, Agnelo demonstra um alinhamento com a burguesia, dando seguimento com a política do governo corrupto de Arruda, derrubado nas ruas pela população há 4 anos.

A máfia que domina o espaço urbano de Brasília (setor imobiliário, transporte, etc..) e os patrocinadores das Copas das Confederações e do Mundo (FIFA) continuam lucrando, beneficiados pelas isenções fiscais e investimento de dinheiro público. Estes setores  intensificaram a precarização das políticas sociais essenciais. Exemplo disso é a completa ausência de uma verdadeira Política Habitacional no Distrito Federal.

Por esses motivos, movimentos como o dos trabalhadores sem teto, aliados a diversos outros setores que lutam por habitação, tem se levantado e ocupado as ruas para denunciar esse modelo excludente e contrário  aos interesses da maioria de nosso povo.

O governador Agnelo, acostumado em negociar à portas fechadas com o empresariado, não demonstra intimidade de diálogo e nem respeito com a população que reivindica participação nos rumos do Distrito Federal.

É uma gestão que faz o uso abusivo da força policial, além de todo aparato da Segurança Pública para criminalizar quem demonstra sua indignação, como as perseguições às lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e aos integrantes do coletivo Brasil e Desenvolvimento – B&D, também militantes do PSOL/DF.

Uma Secretaria de Segurança que já demonstrou incapacidade de lidar com as condições preventivas de defesa da vida e do cuidado com o povo, mas que prioriza uma atuação violenta e repressiva. Uma Secretaria que nos últimos dias criminalizou com afirmações mentirosas militantes e tem usado indiscriminadamente bombas de efeito moral e outras arma não letais contra o povo que ocupa as ruas para se manifestar.

No dia 24 de junho foi absurda a abordagem da policia na manifestação de um setor do transporte público na Rodoviária, quando a polícia jogou bombas contra os usuários do sistema de transportes, em uma ação violenta, que  expôs a população a diversas situações de risco.

Tudo isso evidencia que não há mais condições para o atual Secretário de Segurança Pública permanecer no cargo. Não há confiança da população em quem prioriza a violência e o uso da força contra as manifestações populares e permanece distante do diálogo com os manifestantes.

Diante dessa situação, o Partido Socialismo e Liberdade – PSOL do Distrito Federal defende:

·         Arquivamento de todos os procedimentos administrativos e judiciais contra integrantes do MTST e B&D;

·         Auditoria Cidadã dos gastos em infra-estrutura para os megaeventos esportivos (Copas das Confederações e do Mundo);

·         Abertura da caixa preta do Transporte Público do Distrito Federal;

·         Redução imediata da tarifa de ônibus no Distrito Federal, e construção das condições para a implantação da Tarifa Zero nos transportes.

Fonte: site do Psol-DF