Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Partidos firmam compromisso com Ministério Público para minimizar impactos da propaganda no DF

-->
Quinta, 3 de julho de 2014
--> A legislação eleitoral proíbe, por exemplo, a fixação de cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras móveis em bens de uso comum, como postes de iluminação pública, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e árvores localizadas em áreas públicas. 
===========================
Do MPF
Dirigentes também comprometeram-se a fazer ampla divulgação da proposta
A Procuradoria Regional Eleitoral no DF (PRE/DF) realizou, nessa quarta-feira, 2 de julho, reunião com dirigentes dos partidos políticos para propor um Termo de Compromisso para as eleições de 2014 no Distrito Federal. O documento, elaborado pelo Ministério Público Eleitoral a partir de sugestões da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, tem a finalidade de  minimizar os impactos da propaganda sobre o meio ambiente urbano.

Treze partidos estiveram presentes no encontro, dos quais 8 assinaram de imediato o termo: PMDB, PRTB, PSOL, PSTU, PT, PV, DEM e PSDB. Aos cinco partidos presentes que não assinaram (PDT, PSB, PSC, PSD e PSL) e aos que não puderam comparecer à reunião, foi aberto prazo de dez dias para aderirem à proposta, caso queiram.
“Tenho a convicção de que a campanha eleitoral é a primeira demonstração de como o candidato vai se portar na vida política, se for eleito”, defendeu o procurador regional eleitoral no DF, Elton Ghersel.
O procurador deixou claro, durante o evento, que o Termo tem um caráter pedagógico, e é um compromisso moral dos partidos com a população. “O compromisso que estamos buscando é que seja feita ampla divulgação do Termo junto aos correligionários e candidatos”, acrescenta. Além disso, ressalta, uma das propostas do documento é assegurar que o princípio da igualdade para todos os candidatos seja respeitado.
“O objetivo dessa reunião é fomentar o debate”, acrescentou o procurador regional eleitoral auxiliar Bruno de Acioli. Ele, que é um dos responsáveis por analisar casos de propaganda irregular no DF alertou que não haverá representações por parte da PRE/DF contra condutas que não se encontrem previstas na legislação. “Tudo o que está no Termo de Compromisso é reflexo do que já se encontra na lei”, afirmou.
O coordenador de fiscalização da propaganda eleitoral e juiz eleitoral auxiliar Daniel Carnacchioni esteve presente e ressaltou a importância da ampla divulgação do Termo, tendo em vista que muitas apreensões de propaganda irregular feitas no DF são fruto do desconhecimento da legislação eleitoral. “O termo de compromisso para nós do TRE e da Justiça Eleitoral é fundamental  e nos ajudará no que diz respeito à divulgação de informação e preservação do patrimônio público”, acrescentou.
A partir de 6 de julho de 2014, a propaganda eleitoral pode ser feita, mas existem limites e regras que devem ser cumpridas. A legislação eleitoral proíbe, por exemplo, a fixação de cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras móveis em bens de uso comum, como postes de iluminação pública, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e árvores localizadas em áreas públicas.
A PRE/DF espera que a parceria entre o Ministério Público e os partidos ajude a evitar que as vias públicas e demais logradouros públicos sejam poluídos com a dispersão indiscriminada de material de campanha.

Confira a íntegra do Termo de Compromisso