Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

STF autoriza cumprimento de pena, inclusive de prisão, após decisão de 2ª instância

Quarta, 17 de fevereiro de 2016
Pergunta que não quer calar: Será que agora veremos na cadeia alguns corruptos que tiveram suas condenações confirmadas pela segunda instância da Justiça. Que maravilha, se isso acontecer!!!!!
===================
Do STF
Até então, a jurisprudência do Supremo condicionava a execução da sentença penal ao trânsito em julgado da condenação, ressalvando a possibilidade de prisão preventiva.  
Nesta quarta-feira (17), por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu pedido de Habeas Corpus (HC 126292) e decidiu pela possibilidade do cumprimento da sentença condenatória após o julgamento de apelação. No caso em análise, a Corte entendeu válido ato do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que, ao negar recurso da defesa, determinou o início da execução da pena imposta a um condenado por roubo qualificado.

A decisão tomada hoje altera o entendimento da Corte sobre a matéria, que condicionava a execução da pena ao trânsito em julgado da condenação, mas ressalvava a possibilidade de prisão preventiva.

O voto do relator do HC, ministro Teori Zavascki, foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. De acordo com o relator, a manutenção da sentença condenatória pela segunda instância encerra a análise de fatos e provas que assentaram a culpa do condenado. Eventuais recursos cabíveis ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo restringem-se à análise de questões de direito.

A ministra Rosa Weber e os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, presidente da Corte, ficaram vencidos. Eles votaram pela manutenção da jurisprudência do Tribunal que exige o trânsito em julgado e concediam o habeas corpus.
==========
Comentário do Gama Livre: A decisão de hoje do STF vem ao encontro de uma das 10 Medidas Contra a Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal. Clique aqui e leia quais são essas 10 medidas. E aproveite e se engaje na coleta das assinaturas para apresentação de projeto de iniciativa popular para que o Congresso aprove lei eficaz de combate à corrupção. Faltam menos de 100 mil assinaturas para completar o exigido: 1 milhão e meio de assinaturas.

Leia mais em:  Por 7 votos a 4, STF autoriza prisão após condenação em 2ª instância