Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Há exatos 365 dias nascia a operação Drácon

Quinta, 24 de agosto de 2017
Há exatos 365 dias nascia a operação Drácon
Feliz aniversário, Operação Dracon. Que cresça em saúde e força.

Blog do Sombra
Por Adote um Distrital


Há exatos 365 dias, a Polícia Civil e o Ministério Público amanheciam nas portas da Câmara Legislativa do Distrito Federal e na residência de deputados distritais. No café da manhã, a sociedade descobria que havia sofrido um prejuízo que superava os trinta milhões de reais. Preciosas vidas humanas foram sacrificadas em prol de um projeto de poder que avançou sobre recursos destinados ao custeio de leitos de UTI. Nascia a operação Drácon.
 
Daí em diante, descobriu-se uma teia intrincada de relacionamentos espúrios entre políticos envolvidos no esquema de desvios de recursos públicos da saúde, hospitais privados, empresários e órgãos públicos.
Também foi iniciada uma onda de perseguições sem precedentes a Delegados, Promotores, Defensores, Testemunhas e servidores públicos que de alguma forma contribuíram para a descoberta dos atos de corrupção que sangram a nossa população. Os atos de perseguições, levados à efeito por pessoas ligadas aos draconianos envolvidos no pior escândalo de corrupção do legislativo local, foram fortíssimos e extremamente covardes.
 
Descobriu-se que cabos eleitorais eram nomeados como pagamento de dívidas de campanha. Muitas vezes, os cabos eleitorais eram analfabetos e não serviam nem mesmo para redigir um ofício. Alguns trabalhavam, outros não. Descobriu-se que órgãos públicos criavam cargos desnecessários apenas para servir de trampolim político para as eleições de 2018. Dezenas de pessoas, que deveriam estar atendendo as pessoas mais carentes da sociedade, atendiam interesses eleitoreiros de determinados parlamentares.
Aluguel de prédios e contratações de serviços eram ajustados no balcão de negócios em que se tornou o mandato parlamentar de certas figuras. Uma toma lá da cá sem precedentes mesmo na manchada Câmara Legislativa do Distrito Federal, ainda carente de ressignificação.
 
Viu-se, ademais, um Tribunal de Contas leniente e incapaz de prevenir fraudes e de punir os autores de fraudes, mesmo quando flagrados. Ecoa na sociedade a premente necessidade de que a escolha de Conselheiros da Corte de Contas seja alterada. Não só no Distrito Federal, mas em todo o país.
A Câmara Legislativa, de onde nunca ninguém esperou nada, continuou fazendo o que sempre fez. Colocando panos quentes e sendo corporativa com os parlamentares envolvidos. Cada dia que passa a sociedade aumenta o questionamento acerca da necessidade de termos uma casa legislativa.
 
DETRAN, CAESB, Defensoria Pública do Distrito Federal, sindicatos ligados à saúde, Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento, Palácio do Buriti, Vice Governadoria, blogs integrantes da esgotosfera, partidos políticos, representantes brasilienses no Senado Federal e na Câmara dos Deputados também revelaram uma faceta de sujeiras que era desconhecida de muitos.
 
O legado do primeiro ano da Operação Drácon foi o de lançar luzes nas trevas que imperam nos bastidores da estrutura administrativa do Legislativo, do Tribunal de Contas, do Executivo, de alguns órgãos públicos e privados e de seus gestores.
 
Agora que estruturas podres foram descobertas e reveladas, que inúmeras provas foram coletadas, espera-se dos órgãos de controle (MPDFT, MPC e DECAP) a concretização de medidas de assepsia. É urgente que medidas para retirar agentes corrompidos sejam efetivadas. Não basta que os parlamentares tenham se tornado réus por corrupção. As pessoas que gravitaram e gravitam em torno dos corruptos devem ser processadas e retiradas de seus cargos e posições. É o momento político e jurídico adequado para agir.
 
Do Poder Judiciário, a quem a sociedade remunera muito bem, também se espera uma postura altiva e independente. Quando provocado deve agir de forma célere e firme. Precisa emitir sinais aos corruptos e a sociedade de que não será tolerante com os causadores das mazelas que atingem todos os brasilienses.

Feliz aniversário, Operação Dracon. Que cresça em saúde e força, curando a sociedade do empreguismo, do desperdício de recursos públicos, do peleguismo e extirpando da vida público os ímprobos e corruptos que vicejam em nossa sociedade.