Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 14 de março de 2019

Ataque a tiros em Suzano (SP) é comemorado em fórum racista e misógino na internet

Quinta, 14 de março de 2019

Da
13/03/19 por Leonardo Coelho e Maria Teresa Cruz

Participantes do Dogolachan afirmam que atiradores frequentavam fórum e teriam avisado dos planos; os chamados ‘chans’ reúnem os incels, ou celibatários involuntários, homens frustrados sexualmente, racistas, pedófilos e misóginos

Guilherme e Luiz Henrique realizaram o ataque que deixou 8 mortos. Os dois se suicidaram | Foto: reprodução

“Descobriram o perfil do herói”, escreve um anônimo, sob o pseudônimo de Sanctvs, no Dogolachan, um dos mais conhecidos “chans”, que são fóruns de disseminação de ódio e incitação a crimes que opera na internet. O perfil dos frequentadores é o dos “incels”, os celibatários involuntários, homens que não conseguem fazer sexo e culpam as mulheres e o mundo por isso: são racistas, misóginos, homofóbicos e compartilham conteúdo pornográficos com predileção a pedofilia, além de incitarem o estupro, conforme a Ponte mostrou numa série de reportagens no ano passado.


A comemoração anônima se seguiu de outras tantas, capazes de embrulhar o estômago de qualquer um, nesse mesmo local virtual na deep web, poucas horas após o massacre de Suzano, na Grande São Paulo, ocorrido na manhã desta terça-feira (13/3) e que deixou 10 pessoas mortas. Deep Web é o nome dado para uma zona da internet que não pode ser detectada facilmente pelos tradicionais dispositivos, garantindo privacidade e anonimato para os seus navegantes. Para acessá-la é preciso utilizar softwares como o Tor, por exemplo.

Guilherme Taucci Monteiro, 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, 25, entraram armados com revólver e arco e flecha, além de coquetéis molotov, na Escola Estadual Raul Brasil, mataram 7 pessoas e depois se mataram. Antes do crime dentro do colégio, a dupla assassinou um homem para roubar um carro usado no ataque.


“Luiz era um rapaz injustiçado, não somente pelo sistema mas por questões culturais, aonde ser branco demais, ter nariz grande ou espinhas são motivos suficientes para sofrer uma especie de terrorismo psicológico durante anos e dessa forma, cultivou seu ‘Mr.Hyde’ a ponto de deixar aflorar. Guilherme era um bom garoto que acabou descobrindo da pior forma possível que brincadeiras podem ser tornar pesadelos reais”, escreve o moderador.

Na sequência, postagens dos participantes do fórum começaram a dar conta de que os atiradores seriam frequentadores do grupo e que, inclusive, teriam informado a pretensão de realizar o ataque. Identificado como DPR, o moderador do fórum faz uma espécie de texto-manifesto com supostas explicações para o ataque.

Na sequência, afirma que “O sangue desses garotos não está nas mãos da esquerda, direita, pt, psl, psdb, bolsonaro, haddad ou dória, muito menos nas mãos do Dogolachan. O sangue dessas vidas foram e continuaram sendo derramados enquanto permitirmos que esse sistema opressor continue agindo e perpetuando seus ideais socioculturais anos a fio. Um sistema onde o indivíduo é intruido, mesmo que de forma indireta, a odiar e destruir seus semelhantes. Um sistema onde o somos capados fisicamente e mentalmente nôs punindo somente por pensar ou adquirir informações que desejamos”. E conclui com o trecho printado abaixo.


Há um detalhe: o anônimo escreve antes da mensagem “enviem para a Lola”, uma referência à Lola Aronovich, uma das mais antigas vítimas do grupo extremista. Blogueira feminista e professora da Universidade Federal do Ceará, Lola passou a ser perseguida virtualmente há quase dez anos justamente por causa de sua militância. Os extremistas já fizeram de tudo com ela: desde ameaçar de morte até criar conteúdos criminosos na internet em seu nome. Toda a luta de Lola foi inspiração para a criação da lei federal 13.642/18, conhecida como Lei Lola, que dá à Polícia Federal atribuição para investigar crimes de misoginia praticados na internet. Lola se manifestou no Twitter ainda pela manhã.


Lola Aronovich
@lolaescreva
Mascus sanctos já deixaram um comentário no meu blog: "Grande dia, mas dois heróis a menos". Pelo jeito, foi um novo massacre do Realengo sim. Nós avisamos o que iria acontecer se liberassem armas. Bolsonaro, vc tem sangue nas mãos. #Suzano


Além das mensagens de elogio à barbárie, uma delas, datada de 7 de março e endereçada ao DPR – que seria o moderador do fórum -, é atribuída a um dos atiradores, que agradece as dicas para a realização do plano.

A música a que o anônimo se refere na mensagem é uma espécie de hino do Dogolachan e foi postada nesta segunda-feira (11/3) e seguiu de uma mensagem de incentivo.


A suposição não está confirmada, mas tem seu sentido. O atirador do massacre do Realengo, Wellington de Menezes, que em 2011 matou 12 pessoas, era um incel e frequentava fóruns desse tipo.

De outros carnavais
Os chamados “dogoleiros” já foram alvo de diversas operações da Polícia Federal, mas, mesmo assim, como se evidencia agora, estão longe de acabar. Uma delas culminou na identificação e prisão de Marcelo Valle da Silveira Melo, o Psy ou Batoré, apontado como um dos líderes do Dogolachan e que acabou condenado no final do ano passado a mais de 40 anos de prisão. A Ponte denuncia a atividade criminosa do grupo desde o final de 2017, quando descobriu a farsa de uma ameaça de bomba na Universidade de São Paulo, que na verdade era uma trollagem (brincadeira na linguagem virtual) que um dos integrantes tinha feito a um desafeto.

Na sequência, veio o site racista Rio de Nojeira. O roteiro era o mesmo: atingir um desafeto de um dos “homens sanctus” ou “confrades” do Dogolachan, como eles costumam se referir um ao outro. O rapaz, chamado Ricardo Wagner, era estudante da UniCarioca e havia se envolvido em uma discussão boba no Cartola FC, um jogo de fantasia sobre futebol. Isso foi o estopim para a trollagem.

Para extravasar a frustração, os dogoleiros exercitam o ódio. E gostam de aparecer: gerar “lulz”, como eles mesmos dizem. Os ataques que eles fazem, caso cheguem à mídia, são muito comemorados e os autores respeitados. A mais recente vítima do grupo foi o ex-deputado Jean Wyllys, que saiu do país por causa das crescentes ameaças de morte. O exílio de Jean foi muito comemorado e, mesmo fora do país, há cerca de um mês, um dos integrantes do Dogolachan compartilhou um e-mail que teria enviado ao político dizendo que sabia que ele estava na Espanha e que iria matá-lo. A assinatura da mensagem é de Emerson Eduardo Rodrigues Setim, preso ao lado de Marcelo na Operação Bravata, em março do ano passado e que está foragido. Nas redes sociais, ele se diz vítima de um complô e nega a autoria dos ataques.

Publicação de blog fake criado pelos dogoleiros que foi compartilhada no Facebook

Outros desafetos do grupo são: David Miranda, suplente de Wyllys no Congresso, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e estudantes da UFRJ (Universidade Federal do RJ). Até mesmo Nilson Izaias Papinho, o idoso youtuber, acabou virando tema de conversas. Nesse caso, os anônimos estavam comemorando as fake news que ligavam o idoso a denúncias de pedofilia.

Recentemente, o grupo criou um novo blog batizado de Astolfo Blog, também no nome de Emerson, onde publicam uma série de absurdos nos nomes dos desafetos e fazem, livremente, incitação a crimes.

Com frases de efeito como “nós somos a resistência entre os mundos”, os participantes desses fóruns oscilam entre projeções lunáticas e cometimento de crimes virtuais, bastante focados no assassinato de reputações. O principal objetivo desse novo momento do Dogolachan é provar ao juiz Marcos Josegrei, responsável pela condenação de Marcelo, que ele não é o único responsável pelas ameaças a figuras públicas. O e-mail pessoal do magistrado, inclusive, foi compartilhado na semana passada junto a uma orientação de atormentá-lo com mensagens. A Ponte tentou entrevistar Josegrei, mas o TJPR informou, em nota, que por questões de segurança ele não vai se pronunciar nesse momento.

Com uma certa fixação – que só Freud explicaria – por Marcelo, a quem chamam de Psy, os confrades citam bastante o nome dele e seus “feitos” nas conversas e chegaram a homenageá-lo em um brainstorm que chegou a dois nomes para batizar o grupo: o PCC-MV (Primeiro Comando Cibernético – Marcelo Valle) e o CV-MV (Comando Virtual – Marcelo Valle). No final das contas, a analogia com a facção criminosa paulista venceu e eles também anunciaram o lema: “Confrades, o lema maçônico do PCC é Paz, Justiça, Liberdade e Igualdade, estou pensando que o nosso poderia ser: Terror, Impunidade, Liberdade e Santidade”.