Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 25 de março de 2019

Numa semana tumultuada em que o Ibope devastou e constatou. A impopularidade total de Bolsonaro e do seu desgoverno. Que ele mesmo frustrou, decepcionou e humilhou o país. Em que o retrocesso da Previdência é mais do que visível e não será concluído no primeiro semestre. A grande atração é a prisão esperada e demorada, do ex-presidente corrupto e usurpador

Segunda, 25 de março de 2019
Por
HELIO FERNANDES*

O juiz Marcelo Bretas, tem tudo para colocar Temer num patamar tão negativo e irrecuperável, que ficará sem liberdade pelo resto da vida, e entrará negativamente na Historia, para sempre. Numa decisão longa e corretíssima, Bretas cuidou de tudo, sem erros ou equívocos. Começou evitando intrigas ou imaginários confrontos com o STF, definindo sua competência e a base para a prisão.

Veemente, incisivo, elucidativo e definitivo: "A prisão do ex-presidente, NADA A VER COM CAIXA 2" .

E para não deixar duvida completou e complementou: "Temer foi preso pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, corrupção, recebimento de propinas, formação de quadrilha, obstrução da Justiça".
Fez um levantamento minucioso da atividade de temer, concluiu com provas irrefutáveis: "Há 40 anos, Michel Temer é líder e comandante de uma quadrilha formada para enriquecer com dinheiros públicos". E mandou prender também os que identificou como sócios, cúmplices, parceiros. Moreira Franco, o ex-coronel Lima e a mulher, (conivente, coadjuvante, executante), e mais 12.

A repercussão internacional foi espantosa, manchetes dos maiores jornais do mundo. Aqui também, movimentou partidos e parlamentares, vai influir indiretamente na já ameaçada aprovação da Previdência.

Ninguém defendeu o ex-presidente. O MDB, usou apenas uma palavra:"DESNECESSARIA". O PSDB se manifestou na mesma linha, através do senador Corruptasso Jereissati. O PT não devia ter aparecido.

Agora o destino e o futuro do ex-presidente. Depois de cumpridos os tramites e prazos constitucionais e indispensáveis, Marcelo Bretas assinará a primeira sentença condenatória que não deverá ser menor do
que 10 anos. Como Temer responde a 9 processos, poderá ser condenado 9 vezes, cumulativamente. (Bretas condenou Sergio Cabral, 29 vezes).

Já começa um movimento para favorecer Temer por causa da idade, 77 anos. Acontece que ele responde a crimes, que não PRESCREVEM, decisão do STF. Peculato, lavagem de dinheiro e outros. (Exemplo em plena evidência. Maluf, depois de 30 anos do crime, foi condenado com 88, está preso com 90, perdeu recurso no próprio STF).

Temer terá muito tempo de isolamento, poderá concordar com a frase feita e verdadeira"  O CRIME NÃO COMPENSA". Será tarde, mas o que fazer numa penitenciaria, permanência de longo prazo?
O IBOPE DEMOROU, MAS DESTRUIU, E DESMISTIFICOU A FARSA BOLSONARO
Foi a primeira pesquisa, quase 3 meses depois da posse. Nenhuma surpresa, coincidiu com o desgaste, o desastre, o desmonte de um esquema que tentava demonstrar exatamente o contrario. Perdeu pessoalmente e ainda mais caracterizado o desgoverno. O Instituto comparou os 3 primeiros meses dele com o mesmo período de FHC, Lula e Dilma. Perde feio.
Falam que o Data Folha também está preparando sua pesquisa. Mais do que esperada. Os 2 Institutos têm a obrigação de informar à comunidade: qual foi e continua sendo a influência negativa dos 3 (agora quatro) filhos. Jamais em toda a História da Republica, um presidente da Republica teve 3 filhos tão participantes e tão comprometidos e comprometedores.
BOLSONARO, CADA VEZ MAIS IRRESPONSAVEL, ATIRA, VOLUPTUOSAMENTE,  CONTRA OS ALIADOS, DEIXA O PROJETO DA PREVIDÊNCIA, NO CAMINHO DO RETROCESSO,  BEM PERTO DA DERROTA
Rodrigo Maia, desde o inicio, era tido e havido como o grande coordenador do projeto. Não apenas por ser presidente da Camara, mas por ter obtido 334 votos para conquistar o cargo. Todos procuravam o gabinete de Maia, trabalhava incansavelmente. Inesperadamente começou a "apanhar de todos os lados, principalmente das redes sociais, identificando um dos filhos do presidente".
O primeiro grande choque, veio direto de Sérgio Moro. Criticou espalhafatosamente o presidente da Câmara," acusou-o de atrasar o projeto anti-corrupção, para favorecer a reforma da previdência". Moro foi se queixar  ao presidente Bolsonaro, que deu razão a ele. Começou a hostilidade contra Maia, e a reação dele, abandonando o comando e a coordenação do projeto, não contavam com essa reação do presidente da Câmara.
Bolsonaro atacou Rodrigo Maia, e repetiu aquela imagem da "namorada que quer ir embora, é preciso conversar". E riu muito. Maia respondeu, "não tenho namorada , não preciso conversar". E numa entrevista, jogou a responsabilidade para cima do próprio presidente: "Bolsonaro precisa liderar a reforma". E a seguir, foi ainda mais explicito, fazendo uma comparação entre os dois:"Bolsonaro precisa da convicção que tenho na reforma".
PS- Agora desperdiçaram o tempo, perderam aliados, estão longe dos 308 votos indispensáveis.
PS2- E a aquela "certeza" de votação no primeiro semestre, inteiramente perdida.
PS3- O projeto pode ser salvo, mas os obstáculos são cada vez maiores.
O IBGE MOSTRA A DESIGUALDADE, E A IMPOSSIBILIDADE DE SOBREVIVER
Discutem sobre os mais diversos assuntos, mas não cuidam do mais importante: o trabalho, a remuneração, o descaso com a comunidade. 12 milhões de desempregados. O ministro Paulo Guedes afirma: "Com a reforma da Previdência, (ele disse isso há mais de 3 meses, quando a reforma da Previdência não era torpedeada pelo próprio presidente Bolsonaro) criaremos 8 milhões de empregos em 10 anos".
Mesmo que fosse verdade, ainda ficariam 4 milhões desempregados, fora os que surgirem durante esse tempo.Fiquemos agora, na pesquisa do IBGE, um dos órgãos mais sérios e respeitados.
Números, apenas números, lancinantes: "38 por cento das famílias, VIVE com o máximo de 1 mil e 600 reais por mês". No mínimo, no mínimo, cada família é composta por 4 ou 5 pessoas.
DURAMENTE REPUDIADO NO CHILE
Saiu do encontro com Trump, certo de que obtivera uma grande vitoria, entrando para o OCDE, o clube dos ricos. A primeira critica veio do seu próprio lado. A ministra da Agricultura afirmou, tranquila: "Participar desse clube, tem vantagens e desvantagens". E avisou que está no exterior, voltará hoje, segunda, para explicar o roteiro desse clube.
Bolsonaro imediatamente viajou para o Chile, que tem um presidente de extrema direita. Seu objetivo principal: acabar com o Unasul, dominado por lideres de esquerda, e criar o Prosul, simbolicamente democrata, mas com tendência visível de direita.
Tendo sido sempre um fanático "pinochesista", não perdendo oportunidade de elogiar o ditador, foi criticado e hostilizado, pelo presidente do senado, de centro esquerda. Textual: "Os admiradores de Pinochet, não são bem vindos". E recusou participar  do jantar em homenagem ao presidente Pinera. Mais grave ainda foi a declaração do deputado Vlado Mirosevic: "Bolsonaro representa uma liderança machista, homofóbica, admiradora de ditaduras. É ameaça à democracia liberal".
Veio embora sem responder, apenas se mostrando cúmplice do filho, que Defendeu  "a invasão militar  da Venezuela", e teve que se desmentir.

Artigo pode ser republicado com a citação do autor. Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa