Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 31 de março de 2019

HRSM: Antes era o caos. Hoje, continua

Domingo, 31 de março de 2019
Parafraseando um dos maiores educadores do Brasil, Darcy Ribeiro, "A crise da saúde em Brasília não é uma crise; é um projeto"



O vídeo acima é integrado por vídeos que estão rolando no WhatsApp desde a noite de ontem. Todos eles registrados por pacientes e parentes de pacientes no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a mais nova invenção de 'Instituto'. Imagens de 30 de março de 2019.

No vídeo, o confusão no HRSM, mais especificamente no Pronto Socorro Infantil, confusão pela demora no atendimento das crianças. Fruto, principalmente, da incompetência ou má fé dos governantes. Responsabilidade em grande parte do ato escandaloso do fechamento e, mais tarde, a desmontagem (em maio de 2018) do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e da Pediatria do HRG, Hospital Regional do Gama, sobrecarregando o HRSM. E responsabilidade também, sim, do atual governo que sabendo do caos que impera no PS e Pediatria do HRSM, até o momento nada ou quase nada fez para eliminá-lo.

Ah! Mas o atual governo só tem três meses de exercício.

Ora, em três meses esse tipo de problema tem que ser resolvido, pelo menos, em grande parte. Prometeram reabrir o Pronto Atendimento Infantil e a Pediatria do Hospital do Gama, e nada até agora. Nada de providências neste sentido.

Antes era o caos. Hoje, continua

O Caos
No dia das filmagens registradas pelos pacientes e seus parentes, o plantão no Pronto Socorro Infantil do HRSM vivia o contínuo caos de sempre, ou de quase sempre, principalmente em finais de semana, quando os Centros de Saúde se encontram fechados.

Ao final do plantão de 30 de março, 20 pacientes estavam na observação, quando a estrutura do PS Infantil só suporta até 12. Em razão desse caos que, repita-se, decorre em muito do fechamento do Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital Regional do Gama —o que força que pais que levavam suas crianças ao HRG sejam desde o início de 2018 forçadas a levá-las ao HRSM —dois dos consultórios médicos serviram de local de internação dos meninos.

Por falta de vagas na UTI havia, no momento, duas crianças em quadro crítico de saúde internadas no box, enquanto que parentes e servidores torciam para que abrissem essas duas vagas na UTI.

O caos acabava aí? Não! Na sala de medicação mais cinco crianças internadas (sala de medicação, doutores governadores, doutores secretários, não é local de internação). E sabem como esses meninos estavam internados na salda de medicação? Dois dividiam a mesma maca improvisada como leito. Os outros três garotos, internados no colo dos pais.

Isso é o caos ou não é? Claro que é o caos. É o caos, ‘doutô’!

Infelizmente o caos nos hospitais na maioria das vezes é jogado como responsabilidade dos servidores da saúde, o que é uma bruta injustiça ou tremenda sacanagem. Não raro os gestores para encobrirem o fracasso de suas gestões, insinuam, e até dizem, que é o servidor que atrapalha o bom funcionamento do hospital. Já houve até governador e deputado que declarou isso por aí. Ora, ao delegar a um apadrinhado, sim, muitos gestores de hospitais são apadrinhados dos governadores que, muitas vezes também apadrinham apadrinhados de parlamentares etc. etc. etc. É aquele troca-troca, sabe como é, né!

Essa postura de governadores e gestores acaba induzindo muitas vezes o usuário da rede pública de saúde achar que o seu não atendimento se deve ao servidor que está ali na sua frente, mas não ao governador e secretários que estão há quilômetros de distância. O contato pessoal se dá entre usuário e servidor e nunca, ou quase nunca, entre usuário e governador ou entre usuário e secretário de saúde. Esses só aparecem em hospitais normalmente em dia de festa ou de anunciar uma novidade. Novidade que quase sempre não passa de mais um fake News. Ou  aparecem em vésperas de eleições.

Resumindo essa história do caos na rede pública de saúde do DF, e mais especificamente do Pronto Socorro Infantil do HRSM, objeto dos vídeos e do martírio de nossas crianças:

  1. Sem reabrir o Pronto Atendimento Infantil (PAI) do HRG, o caos continuará no HRSM; 
  2. Sem reabrir aquela que foi a melhor e maior pediatria da rede, a do HRG, permanecerá o caos no PS Infantil e na Pediatria do HRSM;
  3. Sem investir em equipamentos, estrutura, eficiência na compra e suprimento de medicamentos, no aumento do quadro de pessoal das UBS, Unidades Básicas de Saúde —chamadas anteriormente de Postos de Saúde —e dos hospitais, os hospitais regionais do Gama e de Santa Maria continuarão enfrentando o caos. O caos que maltrata crianças, e que hoje também as mata, e também o caos que mata mulheres e homens jovens e adultos.
======
Leia também:

Deus, ó Deus! Por que tanto mal se faz às crianças do Gama? Governo Rollemberg desmontou ontem (4/5) a Pediatria do HRG; veja vídeo


Abra esta POOOOORRR-TA, Rolemberg! No Gama, o protesto deste sábado (12/5) teve a criatividade de quem nasceu no HRG e exige a reabertura da Pediatria e do Pronto Atendimento Infantil. Cumpra o que você prometeu, governador! Veja vídeo

-->