Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de março de 2019

STF: a interpretação e a repercussão do complicado julgamento do Caixa 2

Quarta, 20 de março de 2019
Por
Helio Fernandes*

O resultado de 5 a 5, transformado em 6 a 5 pelo ultimo a votar, (o presidente Toffoli) dá margem a contraditórias conclusões. Não é tão destrutivo para a Lava Jato, nem tão favorável a personagens que cometeram o crime confessado de Caixa 2. Único fato visível e consagrado apenas na aparência; todos 
de propina, preferem a justiça eleitoral. Lamentável, mas reversível.

O primeiro julgamento será obrigatório no poder eleitoral. Mas 5 ministros colocaram a alternativa: "Se constatarem que houve prática criminosa, podem devolver o processo para a Justiça Federal".

A ministra Rosa Weber, presidente do TSE, (Tribunal Superior Eleitoral) votou a favor da Justiça Federal. E admitiu a reversão dos processos.

A possibilidade realmente assustadora: anulação de julgamentos do passado, inocentando condenados notórios. Já se fala que Eduardo Cunha e Palocci, (alem de outros menos valiosos) entrariam com recursos requerendo a anulação das condenações. E como consequência, seus advogados pediriam que  fossem colocados imediatamente em liberdade.

Até o julgamento.

PS- Alguns Ministros do STF, consideram que esses dois pedidos não têm a menor possibilidade de serem atendidos.

PREOCUPAÇÃO NO PLANALTO, COM OS OBSTÁCULOS DA PREVIDÊNCIA

O coordenador Cesar Maia, porta-voz do otimismo em relação à votação da Previdência, se envolve em silêncio. Não garante mais, nem números ou prazos. Isso, consequência da modificação dos votos, dos diversos grupos parlamentares. O governo tinha esperança, nas chamadas "bancadas temáticas", as primeiras a desertarem.

Alguns discordam de todo o projeto, outros têm restrições a muitos pontos. Cresceu o número dos que pretendem apenas "conversar", como nos tempos do troca-troca. O “Centrão", com bancada numerosa, é "entusiasta da conversação". Sempre foi assim, por que mudaria?

A grande decepção, enorme, vem dos evangélicos. Considerados os apoiadores do "coração e da convicção", mudaram em massa. Podem voltar. Mas é indispensável um grande trabalho, que o compenetrado e arrogante Paulo Guedes, se recusa a fazer.  Até que aconteça intervenção direta e pessoal de Bolsonaro.

A verdade: falta coordenação política, os partidos e os deputados estão reagindo como desprezados. Até partidos tidos como tradicionais, PSDB, MDB e mais 2 ou 3, não se definem. Não estão contra, mas também não são a favor.

PS- Quase todos culpam exclusivamente Bolsonaro. Sua cota de erros é inacreditável, irrefutável.

PS2- Uma parte parece irrecuperável. Daí, os rumores de bastidores.

DESEMPREGADOS, 12 MILHÕES ENDIVIDADOS, 62 MILHÕES

Ninguém dá uma palavra sobre essa tragédia que domina o país há muitos anos. A impressão é que acreditam que esse drama cruel, covardia contra toda a população, desaparecerá por simples gravitação. Na campanha presidencial, Ciro Gomes, o mais atuante dos candidatos, comentou várias vezes: "Tenho solução para resolver o problema da dívida dos 61 milhões de brasileiros". (O número era esse, agora aumentou 1 milhão).

Ninguém acompanhou Ciro, todos ignoraram o desemprego.

Em 1933, o presidente Roosevelt eleito pela primeira vez, assumiu com 14 milhões de desempregados. Foi eleito mais 3 vezes até 1944, dedicação administrativa total.  Já no terceiro mandato, o país estava no pleno emprego. Criou o que ficou famoso no mundo, como New Deal.

O falastrão e quase insuportável Paulo Guedes, garantiu: "Com a Reforma da Previdência, vamos criar 8 milhões de empregos em 10 anos." Mesmo que consiga, ainda existirão e resistirão 4 milhões de
desempregados. Sem contar que dentro dos anunciados 8 milhões, haverá uma outra realidade que a sua falta de credibilidade não leva em consideração.

PALOCCI TENTA A LIBERDADE, MASSACRANDO O EX-CHEFE LULA

Enquanto espera ser libertado, com a anulação da sua condenação (como revelei)  o ex-ministro da Fazenda, e ex-Chefe da Casa Civil, (sempre com um presidente do PT, o seu partido), vai juntando denúncias e acusações, que não tem forma de provar.

Anteontem, sem constrangimento e com a maior desfaçatez, afirmou "Lula recebeu propinas da França, pela compra de helicópteros e submarinos".

E a fortuna que Palocci acumulou, veio de onde? Por causa dessa roubalheira, foi demitido duas vezes dos cargos de ministro.

BOLSONARO, O DESINFORMADO

Ontem, precisamente às 15 horas, (do Brasil) terminava seu monótono e desinteressante discurso na Casa Branca. Com estas palavras: "Deus abençoe o Brasil e os EUA, duas grandes nações cristãs".

Era fácil se preparar e evitar as bolsonarices. Os EUA não têm religião, a Constituição proíbe. O cidadão pode ter a crença que preferir. É livre e respeitado. O estado é completamente laico ou secular. 

Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa.
Matéria pode ser republicada com citação do autor