Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 1 de novembro de 2022

O trem está chegando, mas não vai entrar em Brasília

Terça, 1º de novembro de 2022

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Três novas ferrovias privadas estão em fase de execução nas proximidades do Distrito Federal. Duas delas contornarão municípios goianos doo Entorno Sul e Oeste, mas não adentrarão o território do DF. A terceira, que terá destino final no Espirito Santo deve ter seu ponto de partida na regional de Santa Maria, provavelmente no Porto Seco, pertinho da divisa com Valáraiso de Goias. Todas as ferrovias focarão apenas o transporte de cargas.

Chico Sant’Anna

Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem.

As linhas férreas estão chegando ao Planalto Central, pertinho de Brasília, mas quem quiser “oiá” o trem passando, como recomendou Raul Seixas, em Trem das 7, vai ter que ir até o Entorno. Três novas ferrovias estão surgindo, vão passar pertinho, mas pelo menos duas delas não vão entrar no Distrito Federal, a terceira entra, mas pouco. Só até a divisa do DF com Goiás. Todas as três se destinarão exclusivamente ao transporte de cargas.

Todas elas são de responsabilidade de um grupo econômico, denominado Petrocity, que deseja interligar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao norte capixaba, para ali ser exportada. O grupo econômico se vale do novo marco ferroviário, pelo qual a iniciativa privada define um trajeto desejado para uma nova ferrovia e pede a autorização ao governo para executá-lo.


Ramal Corumbá de Goiás – Anápolis

A autorização de ferrovia mais recente é a que interligará Corumbá de Goiás – distante 124 km de Brasília – a Anápolis, cruzando o município de Abadiânia.