Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 16 de março de 2023

MPDF (Prosus) cobra explicações à SES sobre atendimento pediátrico na rede pública

Quinta, 16 de março de 2023

Governo entregou plano de ação, mas detalhamento das iniciativas propostas ainda não chegou ao Ministério Público

Do MPDF 16/03/2023 às 19h07
A 1ª e a 3ª Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) convocaram, em reunião na semana passada, equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES/DF) para prestar esclarecimentos sobre a situação do atendimento médico infantil nas unidades de saúde do DF.

Na ocasião, a SES entregou ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) um plano de ação de sazonalidade, documento que explicita medidas para enfrentamento do aumento de frequência de doenças respiratórias ao longo dos meses do ano. “O MP irá acompanhar de perto a execução do referido plano de ação, assim como já vem fazendo desde o início do ano, com o quadro crescente de internações e insuficiência de atendimento pediátrico na saúde pública do DF”, comentou o promotor de Justiça Vinícius Bertaia.

No encontro, Bertaia e a promotora de Justiça Hiza Carpina solicitaram maior atenção à situação da área pediátrica, considerada crítica por eles, especialmente em virtude da sazonalidade de doenças virais. O Ministério Público destacou, ainda, a grave situação da região sul do DF, principalmente no Hospital Regional do Gama, que não dispõe de leitos para internação pediátrica, além da grande demanda por atendimento vinda do Entorno.

A Secretaria foi oficiada para detalhar informações sobre o plano de ação, incluindo o número de leitos abertos e em vias de abertura nos hospitais da rede. O pedido foi reiterado pelo MP nesta quinta, 16 de março.