Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 30 de março de 2023

MPF e Polícia Federal realizam operação para combater atos antidemocráticos no Ceará

Quinta, 30 de março de 2023

Agentes cumprem 32 mandados de busca e apreensão em cidades cearenses, no Maranhão e no Rio Grande do Sul

Arte: Comunicação/MPF

Do MPF
A Polícia Federal deflagrou, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a Operação Impávido Colosso, na manhã desta quinta-feira (30), com o objetivo de colher provas para o inquérito policial que apura atos antidemocráticos no Ceará. Estão sendo cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal, sendo 21 em Fortaleza (CE), três em Maracanaú (CE) e um em cada uma das cidades cearenses de Itaitinga, Caucaia, Pacajus, Tauá e Brejo Santo. Os agentes cumprem ainda dois mandados em Imperatriz (MA) e um em Condor (RS).

A operação conta com a participação de 140 policiais federais e com o apoio e participação dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) do MPF no Ceará e do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), além da Polícia Civil do Ceará.

Após troca de informações com a Polícia Rodoviária Federal no Ceará, a investigação da Polícia Federal apontou os líderes, financiadores e organizadores do apoio logístico de manifestações contra as instituições democráticas ocorridas em Fortaleza. Uma delas aconteceu na BR-116, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2022, e outra foi realizada posteriormente na Avenida Alberto Nepomuceno, no centro da capital cearense.

As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de associação criminosa e incitação das Forças Armadas contra os Poderes institucionais, com penas de até 3 anos de prisão. Além disso, outros crimes praticados podem vir a ser descobertos a partir da análise do material apreendido na ação desta quinta-feira. Já foram encontrados vasta documentação contábil, notebooks, celulares e armamento sem registro.

A Impávido Colosso é o desdobramento no Ceará da operação permanente Lesa Pátria, que tem sido deflagrada em todo o país de forma contínua em defesa da democracia. O nome da operação cearense remete a trecho do hino nacional. As investigações continuam para delimitação da autoria dos crimes, com análise do fluxo financeiro dos suspeitos e dos materiais apreendidos.


*Com informações da Polícia Federal no Ceará