Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 4 de março de 2014

Bloco Genuinamente Popular

Terça, 4 de março de 201

De mudancadogarcia.wordpress.com

Bloco Genuinamente Popular


   Texto de 9 de março de 2008

   A história do bloco remonta ao período final da 2ª Guerra Mundial, quando músicos da Polícia Militar, entre eles os irmãos Zequinha e Candinho, e os saudosos Jaime Maromba e Waldomiro, fundaram o bloco chamado Arranca-tocos, uma alusão ao barro e tocos facilmente encontrados em algumas ruas no bairro do Garcia. 

   Em 1950, a entidade passou a se chamar Faxina do Garcia, pois a multidão que desfilava pelas ruas do bairro, com porrões, latas, baldes d’água, vassouras e panos, levantava bastante poeira. Após a passagem da turma da alegria, os passeios das casas eram lavados por todos os participantes. Em 1959, passou a se denominar Mudança do Garcia, mesmo mudando de nome, continou a desfilar apenas na segunda- feira de carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande).

   O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), produziu um vídeo documentário, que mostrou a participação deste organismo na Mudança do Garcia, durante o carnaval de 2007. E com apenas 5 minutos, o vídeo traz  a história do bloco, os objetivos e a diversidade do folião.