Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

É o sistema, animal! Basta de lambança no transporte público de Brasília

-->Terça, 2 de dezembro de 2014
O governo do DF, depois de, Deus sabe lá o porquê, trocar a construção das linhas 2 e 3 do Metrô —que serviriam à Santa Maria e Gama— pelo obsoleto BRT agora tenta acertar as coisas com o método de tentativas de erros. Só erra. Cada dia que passa a coisa fica mais complicada para os passageiros.
E ainda a direção do DFTrans acha que a culpa é dos passageiros. Deve acreditar que esses são tão burros que não alcançam a ‘iluminada’ solução para o transporte público. E ainda afirma na TV —a direção do DFTrans— que ‘é o sistema’, o sistema é esse.
Lembremos que sistemas, no caso de transporte público, são planejados por pessoas. E pessoas erram. Por incompetência, e até por outros motivos.
De fato, é o sistema, animal. Um sistema ultrapassado, mal executado, pior operacionalizado, mal dirigido. Por isso tudo, animal, é que nada dá certo nesse ‘sistema’.
Como nada dá certo, o passageiro é sacrificado, empurrado, atrasado, e perde tempo e a paciência. Por isso, com a implantação de mais um erro a partir do sábado passado, a coisa explodiu. As pessoas voltaram hoje a protestar na BR040, a saída Sul de Brasília, contra a insanidade administrativa que reina no ‘sistema’ desde o início das operações —ou até, possivelmente, desde quando do surgimento da ideia de trocar trilhos por pneus. Se a tendência mundial é cada vez mais usar transporte sobre trilhos, qual o anjo milagreiro que convenceu o governo do DF a investir até agora quase um bilhão nessa lambança chamada por alguns de BRT (se seria rápido, porque atrasa mais a viagem dos passageiros?), por outros de VLP?
Com os protestos da manhã de hoje, que fechou o trânsito nos dois sentidos da BR040 na altura de Santa Maria, o DFTrans suspendeu as medidas implantadas no último sábado, medidas que criaram um caos ainda maior para o passageiro.
Neste vai não vai, neste implanta não implanta, neste erra e torna a errar, o povo é o grande sacrificado. Pois ninguém, ninguém mesmo da direção do DFTrans ou do governo do DF viaja diariamente nesse ‘sistema’ troncho, ineficiente, irritante, mal administrado. 'Autoridade' somente viaja para gravação da propaganda enganosa sobre o 'sistema'.
==========
Veja mais:
http://globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/v/imagens-flagram-sufoco-de-passageiros-nas-linhas-de-integracao-com-o-brt/3801501/

http://globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/t/quadros/v/redacao-movel-denuncia-falta-de-informacao-na-estacao-park-way-do-brt/3801539/

http://globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/t/edicoes/v/manifestantes-fecham-a-br-040-em-protesto-contra-mudancas-no-expresso-df/3804220/