Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Força Brasil! Governo decide anular decreto que extinguia Renca

Segunda, 25 de setembro de 2017
Clique nos três links abaixo e leia sobre a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca)

Sai pra lá coisa nefasta / tudo que tu tocas empestas / Pega o beco, vai, te afasta / deixe em paz nossa floresta / teu olhar sombriu devasta / teu decreto nos detesta / mas a nossa luz é vasta / vem de dentro da floresta / sai pra lá coisa medonha / quando pensas na Amazônia até Deus no Céu protesta / tua fala é enfadonha / tuas medidas desonestas / deixa em paz a Amazônia / vaza da nossa floresta / todos pela Amazônia / salva amada, mata rica / fora temer, fora temer / nossa Amazônia fica / S. O. S. AMAZÔNIA

#TodosPelaAmazônia ganhou o mundo!

=================
Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

O presidente Michel Temer decidiu anular o decreto que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). No final de agosto, ele havia assinado um decreto que acabava com a área e a decisão foi questionada por ambientalistas, artistas e repercutiu na mídia internacional. O novo decreto, anulando o primeiro, será publicado amanhã (26) no Diário Oficial da União.


No início de setembro, o governo já havia determinado a suspensão do decreto. A decisão pela anulação da extinção do Renca ocorreu após a repercussão negativa da medida. Para o Planalto, houve falta de clareza sobre os efeitos da extinção. No entanto, o tema continuará na pauta do governo. O próximo passo será a realização de uma consulta pública, ainda sem data prevista.


A área de proteção foi criada em 1984 pelo governo de João Figueiredo, último presidente do período militar. Na ocasião, foi definida a proteção da área de 47 mil quilômetros quadrados (km²), incrustada em uma região entre os estados do Pará e do Amapá.


Desde então, pesquisa mineral e atividade econômica na área passaram a ser de responsabilidade da Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM – Serviço Geológico Brasileiro) ou de empresas autorizadas pela companhia. Além do cobre, estudos geológicos apontam a ocorrência de ouro, manganês, ferro e outros minérios na área.


Dois dias após o decreto que extinguia a Renca, o Palácio do Planalto divulgou nota afirmando que o objetivo era "coibir a exploração ilegal" e recolocar o Estado como administrador de jazidas minerais da Renca, que atualmente sofre com a existência de garimpos clandestinos de ouro.
=============

Leia também:

Artistas e ambientalistas fazem ato em defesa da Amazônia no Congresso Nacional