Do MPDF
Começou
a ser veiculada em todo o Distrito Federal a campanha publicitária
“Cidade Limpa”. A iniciativa é resultado de termo de ajustamento de
conduta (TAC) assinado entre a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do
Consumidor (Prodecon) e o Banco Brasil e contará com inserções em rádio,
TV, jornais, revistas, mobiliário urbano e Internet.
O objetivo é conscientizar de que cada
indivíduo é responsável por manter a cidade limpa e bem cuidada, não
descartando lixo e objetos em locais inadequados. As peças trazem de
maneira bem-humorada e com linguagem típica de diálogos informais, a
ideia de que manter a cidade limpa é fácil e depende de gestos simples e
indolores: “Para sua cidade ficar limpa, só depende de você”.
Até o final de outubro, a campanha será
veiculada em horários nobres, na TV aberta e canais por assinatura,
sendo mais de 2.400 inserções. Paralelamente, um mix de rádios
jornalísticas e musicais difundirá a mensagem, que também será vista em
páginas de revistas e jornais, anúncios na internet, além de outdoors e
mobiliário urbano no Plano Piloto e em diversas regiões administrativas.
O Banco do Brasil assinou TAC no qual se
comprometeu a deixar de cobrar o Seguro Proteção Ouro sem a anuência do
consumidor, devolver os valores cobrados indevidamente e a desistir de
recurso na ação judicial sobre o tema. Como contrapartida, demonstrando
sua responsabilidade social, também produziu a campanha sobre limpeza
urbana, com parte de verba publicitária do banco.
O promotor de Justiça Guilherme
Fernandes Neto explica que a iniciativa é benéfica para a sociedade e
que a empresa demonstrou responsabilidade social ao atender a proposta
do Ministério Público. “Na primeira campanha de limpeza pública,
custeada pelo Banco Itaú, com o jogador de basquete Oscar, objetivou-se
atingir a população adulta; os destinatários, agora, fazem parte do
público infantil, que recebe orientações de conscientização sobre a
importância de manter nosso patrimônio conservado e nossa cidade limpa. A
minha geração foi instruída com uma grande campanha de limpeza pública,
na década de 70, protagonizada pelo ‘Sujismundo’, o que alterou, de
forma benéfica, o comportamento de milhares de brasileiros. Precisamos
continuar educando o público infantil.”, destaca.