Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Crianças são resgatadas de trabalho escravo em lavoura de fumo

Segunda, 24 de janeiro de 2011
Da Radioagência NP
Onze crianças e adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos foram resgatadas de trabalho semelhante ao escravo, no município de Rio Negrinho, em Santa Catarina. Na mesma operação, 12 adultos também foram libertos. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), eles atuavam na colheita do fumo e na aplicação de agrotóxicos sem o uso de equipamentos de proteção.

Os menores eram transportados em uma caçamba de trator que os recolhia em casa às seis horas da manhã e só retornavam às oito da noite. O trabalho em plantações de fumo é proibido para menores de 18 anos, pois provoca câncer e outras doenças degenerativas, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De acordo com o MTE, os trabalhadores adultos não possuíam registro em carteira, não faziam o descanso semanal remunerado, nem gozavam dos demais direitos trabalhistas. O empregador não disponibilizava banheiro para os funcionários e os alimentos fornecidos nas refeições eram estocados junto aos agrotóxicos.

O proprietário da fazenda foi autuado pelos mesmos motivos há dois anos. Dessa vez, deverá desembolsar R$ 60 mil, referentes ao pagamento de verbas rescisórias. Além disso, cada trabalhador receberá aproximadamente R$ 1 mil de indenização por danos morais.

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, somente no Brasil existem aproximadamente 25 mil trabalhadores que vivem como escravos.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.