Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

GDF ruim até na fita

Quinta, 19 de setembro de 2013

Exibição de longa é cancelada sob protestos


Amanda Carvalho e Michel Toronaga
redacao@jornaldebrasilia.com.br

A primeira noite da mostra competitiva do Festival de Cinema de Brasília foi marcada por protestos do público diante do cancelamento da exibição do filme Pobres Diabos. Depois da apresentação de dois curtas o longa foi prejudicado. Por três vezes o som apresentou defeito o que fez algumas pessoas saírem do local. Ao ver que o problema não seria resolvido de imediato e diante das vaias do público o diretor Rosemberg Cariry e produção pediram cancelamento da sessão. 

Um problema técnico, que pode ter sido causado pela inadequação dos equipamentos do Cine Brasília. Segundo o coordenardor-geral do Festival de Brasília, Sérgio Fidalgo, anteriormente os filmes eram exibidos em 35mm e a pedido dos cineastas esse ano passou-se a exibir os filmes em formato digital, que usa tecnologia chamada DCP (Digital Cinema Package). “Me arrependo de ter adotado esse formato. Mas depois do que ocorreu nessa quarta-feira (18) não posso dar garantias que não ocorra novamente nos outros filmes”. 

Muitas pessoas ficaram revoltadas com o ocorrido. A universitária Camila Melchior afirmou que esperava mais do que presenciou na noite de abertura do Festival de Cinema de Brasília. “O Cine Brasília ficou fechado dois anos para ocorrer esse tipo de problema é indignante e uma falta de respeito com o público, diretores e produção”. 

Durante a confusão que se estabeleceu no local o público, entre vaias, os presentes  pediam o dinheiro de volta. Sérgio Fidalgo fez um pronunciamento no local afirmando que o filme será exibido gratuitamente e que o dia e horário serão divulgados no site do Festival

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br