Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Caixa de Pandora: Filme sobre mensalão do DEM foi exibido em Brasília

Quinta, 28 de agosto de 2014

Quem não viu, tem a oportunidade de ver em poucos minutos o que o Distrito Federal passou no ano de 2009, quando seres desprezíveis, bandidos, cobras e vermes da política local foram pegos no maior esquema de corrupção do DF.


Graças a ação do Ministério Público, Policia Federal e do Judiciário eles não destruíram totalmente o erário. Esses vermes estão fora da nossa convivência.

Agora, cinco anos depois de serem banidos da vida política, alguns querem voltar a todo custo.
 
Com direção do historiador e cineasta Cleonildo Cruz, a produção reúne imagens e entrevistas sobre o escândalo de corrupção envolvendo o governo de José Roberto Arruda.
 
No final de 2009, veio a público o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal que culminou com a queda do então governador pelo DEM, José Roberto Arruda. Os principais acontecimentos do chamado “Mensalão do DEM” foram reunidos pelo historiador e cineasta Cleonildo Cruz no filme “Caixa de Pandora: do Mito a Realidade”.
 
Quando foi deflagrada a operação Caixa de Pandora, Cruz estava em Brasília produzindo o longa "Constituinte 20 anos após". Com a revelação do esquema de corrupção, ele deu início a captação de imagens e entrevistas com o movimento Fora Arruda e Toda Máfia, cientistas políticos, OAB, entre outros.
 
Em ordem cronológica, são mostrados os episódios da busca e apreensão da Polícia Federal, a ocupação da Câmara Distrital pelos estudantes, protestos na cidade, pedidos de impeachment de cidadãos e da OAB-DF, até a desfiliação de Arruda do partido.
 
O filme foi exibido no auditório da Faculdade de Comunicação da UnB Leia mais

Fonte: Redação do Blog do Sombra com informações da revista CartaCapital / Youtube - 28/08/2014