Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Nota da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa sobre a repressão policial às manifestações dos povos indígenas.

Quarta, 26 de abril de 2017

Reprodução: Jornalistas Livres
 


A violenta repressão policial promovida pela PM-DF às manifestações pacíficas dos representantes dos povos indígenas na Esplanada dos Ministérios na tarde de 25 de abril, não honra a corporação, nem o governo do Distrito Federal. E causa indignação à sociedade civil de Brasília, aos parlamentares que mantêm seu compromisso com a defesa dos direitos dessas populações e dos trabalhadores brasileiros, que manifestaram sua solidariedade aos feridos. A própria Mesa do Senado se declarou aberta ao diálogo e se dispõe a receber representantes dos indígenas reunidos no Acampamento Terra Livre, ao lado do Teatro Nacional.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, da Câmara Legislativa, por meio do seu Presidente, Deputado Ricardo Vale vem a público expressar sua solidariedade aos representantes das comunidades indígenas acampados e somar-se aos setores democráticos que se manifestaram em defesa dos direitos de livre manifestação dessas lideranças que chegaram de todo o país para cobrar soluções efetivas e duradouras com relação à demarcação de suas terras legítimas e garantidas pela Constituição Federal.

Entendemos que Brasília não pode se converter numa fortaleza armada contra as manifestações populares, sob pena de voltar a cumprir o papel que cumpriu durante os anos de chumbo na defesa de privilégios incompatíveis com o regime democrático. Neste momento em que as bases da sociedade brasileira se mobilizam para deter a ofensiva neoliberal contra direitos duramente conquistados, o governo do Distrito Federal não pode adotar uma política repressiva que o identifica com um Estado Policial que todos repudiamos.

Pela liberdade de expressão e de manifestação dos Povos Indígenas e dos Trabalhadores Brasileiros.

Brasília, 26 de abril de 2017.

Deputado Ricardo Vale - Presidente da CDDH