Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Antonov 124-100: Gigante da aviação traz máscaras da China para Brasília

Quarta, 8 de abril de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Essa é a terceira vez que o Antonov 124-100 pousa em Brasília. O avião chama a atenção pelo seu tamanho. Tem 65 metros de comprimento e 21 metros de altura até a ponta da sua cauda. Foto Inframerica

Além do inusitado do tipo de avião utilizado, o atraso de 24 horas na sua chegada trouxe apreensões. Ele estava previsto para chegar em Brasília um dia antes e deixou em suspense muita gente. A bordo, seis milhões de unidades de máscaras faciais, o que equivale a um peso de 40 toneladas.

Pousou na madrugada dessa quarta-feira, em Brasília, o segundo maior avião cargueiro do mundo: o Antonov 124-100. Como antecipado por essa coluna no dia 2/4 o cargueiro trouxe uma grande encomenda de insumos para prevenção a COVID-19. A bordo, seis milhões de unidades de máscaras faciais, o que equivale a um peso de 40 toneladas. Apesar da grande quantidade, a carga não foi importada pelo Ministério da Saúde, ou qualquer outro ente público. Trata-se de uma compra particular feita pela empresa goiana Nutriex, que investiu aproximadamente R$ 160 milhões de reais na compra.