Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Rosso diz que está tranquilo. Não deveria estar

Segunda, 9 de algosto de 2010
Após seu retorno de um giro pela Europa, com uma comitiva de 17 pessoas (segundo a oposição), Rosso, o governador-tampão, declarou à imprensa que está tranquilo. Se referia a ação civil do Ministério Público do DF contra ele, sob a acusação de improbidade administrativa.

A ação, da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), é por ter o governador desconstituído operação de fiscalização exercida pela Agefis —Agência de Fiscalização do Distrito Federal. Rosso deferiu recurso administrativo no caso das interdições em estabelecimentos de ensino do DF que funcionavam com respaldo em alvarás precários já revogados, “tudo sem ter competência para a prática de tal ato”.

Rosso diz que conversou com o “comitê jurídico” e está tranquilo. Não deveria estar. Além do caso específico da interdição dos estabelecimentos de ensino, outros espinhos virão para ele se furar no campo da “improbidade administrativa”.

Tranquilo, todo governante diz que está. Até mesmo Arruda, que já foi chefe de Rosso, falava que estava tranquilo quando estourou o Mensalão do Dem. Deu no que deu.

Rosso, que foi candidato a deputado federal em 2006, obtendo mais de 55 mil votos, se elegeu governador-tampão, tentou emplacar candidatura para governador, o que não conseguiu, mas certamente continua com ambições eleitorais. Claro que em 2014 ele tentará disputar algum cargo eletivo, dizem até que para governador. Mas se for condenado por improbidade administrativa, por ação da Prourb, terá sua carreira política interrompida por oito anos.

Se hoje ainda há questionamentos se a Lei da Ficha Limpa é aplicável nas eleições atuais, não há dúvidas de que nas seguintes ela vai ferir de morte muitas candidaturas. A de Rosso poderá ser uma delas.

Que fique, então, o governador intranquilo.

Leia também "A coisa está ficando ruça para o lado de Rosso"