Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 13 de junho de 2014

BRT Sul: Trabalho mal feito no asfalto da DF-480 (Gama) exige correção e mais recursos do contribuinte

Sexta, 13 de junho de 2014

O contribuinte brasiliense não consegue entender, melhor, engolir, muitas coisas que acontecem com as obras do governo do DF. Quer um exemplo? No que diz respeito a asfalto, há um número de situações que não há necessidade de ser engenheiro de estrada ou técnico em pavimentação para se constatar que a coisa está estranha, muito estranha. Um dos problemas que se nota muito é a operação tapa-buraco se constituir, normalmente, apenas em se jogar uma quantidade de asfalto, sem que haja o cuidado de se cortar o asfalto até um ponto em que não mais haja infiltração de água, e o asfalto já estivesse livre dessa infiltração. Nem a compactação correta do asfalto que tapa-buraco é feita com eficácia. Outro seríssimo problema é se jogar uma capinha de asfalto em piso ainda bom, o que representa desperdício de dinheiro público.

As fotos desta postagem revelam um outro problema muito sério, agora na DF-480, a estrada que liga o Gama ao viaduto do Catetinho na BR-40. Pois bem, o trecho fotografado na tarde desta última quarta-feira (11/6) fica próximo ao Balão do Periquito, sentido Plano Piloto. É um trecho que recebeu nova pavimentação recentemente, e que  fica ao lado da pista do VLP (BRT Sul). A pavimentação é recente, mas, como demonstram as fotos, houve a necessidade de uma operação tapa-buraco e corrige falhas. Nessa operação, pelo menos, parece que o trabalho está sendo feito com maior qualidade que o tradicional tapar buraco do governo do DF. Observe nas fotos que a correção da pista é feita com cortes retangulares ou quadrados onde, espera-se, as beiradas do asfalto estragado tenham sido retiradas.

Há alguns dias, cerca de dez a 15, a operação tapa-buraco e de corrigir defeitos da estrada recém asfaltada aconteceu também na pista da DF-480, mas no sentido Balão do Periquito—Gama. As fotos desse trecho são da manhã de ontem, quinta-feira (12/6), portanto não já havia mais homens e máquinas trabalhando para corrigir as falhas na pavimentação. De qualquer forma, dá para se observar o quanto ruim é a qualidade da pavimentação. Isso é comprovado pela quantidade de correções da pista, correções que são facilmente observada nas fotos. Nessa pista, logo depois do asfaltamento realizado com as obras do BRT, um trecho de cerca de 100 metros teve que ser reconstruído, pois o asfalto cedeu. São coisas que  acontecem em construção de estrada no DF e no Brasil. Por falar nessa pista sentido Balão do Periquito—Gama, a maior parte apresentava, e apresenta, asfalto irregular, com umas "costelinhas de porco", já que as de "vaca" são maiores um pouco. São aquelas costelinhas que irritam o motorista, pois por melhor que seja o carro se sente a trepidação. Costelinhas que também acabam por reter a água na pista, o que mais adiante estraga o asfalto.

Dê um clique sobre as imagens para ampliá-las, o que permitirá uma melhor observação.

Fotos: Gama Livre — tarde do dia 11/6/2014. DF-480, trecho Gama—Balão do Periquito.


 

A seguir fotos, da manhã do dia 12/6/2014, que revelam os 'consertos' que precisaram ser realizados na DF-480, no sentido Balão do Periquito—Gama. Serviço ruim exige isso. E o contribuinte que seja penalizado.

Fotos: Gama Livre — manhã de 12/6/2014. DF-480, trecho Balão do Periquito—Gama.