Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 28 de junho de 2014

A Justiça de Nova Iorque, (não dos EUA) está fazendo intervenção financeira na Argentina. Antes só faziam intervenção militar

Sábado, 28 de junho de 2014
 E para a “justiça-injustiça-intolerável-insignificante-inacreditável”. O Brasil e os outros países têm que se manifestar. No país que chamam de Argentina, existe um povo, que está sendo brutalmente prejudicado. Intolerável.
====================
Helio Fernandes

Tribuna da Imprensa
Já perguntei aqui, há 10 dias, o que o ex-governador de Pernambuco, faria a partir de 2015. Sem nenhuma possibilidade de ganhar agora, começaria a trabalhar para voltar a ser presidenciável em 2018. É muito tempo.
Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, resolveu apoiar mais um mandato para Alckmin, tem um projeto aberto e público: se reeleger e disputar novamente a presidência. E onde fica o dono do PSB? Dona Marina está certa. Quando registrar sua legenda, quer “morar eleitoralmente” em São Paulo, mas não com Alckmin governador. 
Candidato Aezão 
No dia 20 de maio, revelei: “No próximo dia 5 de junho, numa churrascaria da Barra, o PMDB do Rio, comandado pelo próprio governador, do PMDB, dirá que vai apoiar Aécio Neves”. Não deu outra. E para que ninguém se engane, a chapa está sendo chamada de AEZÃO.
Luciana Genro presidenciável
O PSoL lançou seu nome. Jornais e televisões, com péssimos analistas, badalaram: “Luciana surgiu depois da desistência do senador Randolf”. Exatamente o contrário: o senador Randolf desistiu, porque, desde o início, o partido queria Luciana.
O PMDB de 2018
Há dezenas de anos, defendo a Reforma Política. Já alinhei pelo menos 20 itens, que precisam ser mudados radicalmente. Perderam excelente oportunidade de modificar um ponto importantíssimo: o número de deputados.
Noutro dia fiz comparação com vários países e constatei vendo a representatividade dos EUA, que pela população deles e da nossa, temos 225 deputados a mais.
Agora não tem mais importância. Dona Dilma quer “representatividade” sem eleição, ela está criando os CONSELHOS DITATORIAIS, nomeados por ela. 
Todo partido tem que ter candidato a presidente 
Esse é um dos pontos que considero mais importantes. Deverão ser 32 candidatos a presidente. Se os partidos não cumprirem, não podem lançar candidatos a outros cargos. O PMDB dá sinais de que em 2018 terá Michel Temer como presidenciável.
Ele ou outro, é preciso saber se é elegível. 8 anos vice (é lógico que vai ganhar novamente, sem votos) deverá ser inelegível. Duas vezes no Poder, assumiu várias vezes. Terá que ceder a vez. Mas arranjarão uma forma, são mestres nisso. 
Putin tenta enganar o mundo 
Aos 60 anos, vindo da KGB, controla tudo na Rússia. Invadiu a Ucrânia, mandou tropas para “separar” a Criméia, porque falavam russo. Faz ameaças a todos, baseado no poder do gás que abastece não apenas a Ucrânia.
Agora, não tendo atingido os objetivos, voltou atrás. E o Parlamento “determinou”, que retire tropas da fronteira com a Ucrânia. Como Putin controla o Parlamento que não tem “um por cento de autonomia”, achou que seria a solução. Só que ninguém acredita nele.
 (Putin é tão impopular no mundo inteiro, que torceram pela derrota da Rússia na Copa, o que aconteceu. Não pelo país e sim pelo aventureiro, ex-KGB).
O que estão fazendo com a Argentina, é intervenção
A Justiça dos EUA, tomou decisão absurda e abjeta, emparedando o país e jogando-o no “calote”. Existem dois tipos de credores. Os que em 2001 fizeram acordo. Abriram mão de 70 por cento, recebem parceladamente 30 por cento. Que vem sendo pago.
No regime capitalista, deixar de perder ou perder menos, já é lucro. Isso foi chamado de “renegociação correta”. 7 por cento dos que compraram títulos depois da “renegociação”, baratíssimos, chamados de “Fundos-abutres”, entraram na Justiça.
Cobravam 1 BILHÃO E 300 MILHÕES DE DÓLARES. Essa justiça (?) viciada e contaminada, decidiu: “A Argentina tem que pagar a esses Fundos, e não cabe mais recurso”. Em vez de Justiça, bandidagem togada.
Agora, a Argentina depositou 1 BILHÃO DE DÓLARES para pagar a dívida dos credores, que como bons capitalistas, renegociaram. Mas esse dinheiro não chegou a quem tinha que receber, a “justiça” de Nova Iorque quer que o dinheiro vá para os “Fundos-abutres”.
E para a “justiça-injustiça-intolerável-insignificante-inacreditável”. O Brasil e os outros países têm que se manifestar. No país que chamam de Argentina, existe um povo, que está sendo brutalmente prejudicado. Intolerável.

PS – Muller terminou a fase de grupos com 4 gols, exatamente como Neymar e Messi. O suíço Suaquiri está com três mas suas chances de passar das oitavas, são remotas.
PS1 – Ontem não houve jogo, a fase de grupos, terminou na quinta feira, classificando os 4 últimos que faltavam. Bélgica confirmou, a Argélia tirou a vaga da Rússia. Esta, com aquele time sem graça e sem classe, contratou o técnico italiano, Fábio Capelo, não adiantou. Com esse time, em 2018, em casa, a Rússia será logo eliminada.
PS2 – A Argélia se classificou com méritos. De Gaulle em 1962, bravamente deu a independência à Argélia, apesar do país ser dominado pela ditadura comunista de Boumediene. Que logo depois seria assassinado. A Argélia pode passar das oitavas.
PS3 – Hoje começam as oitavas, com o Brasil. Sobraram 16 países, que jogam entre si, 8 jogos. Como só 5 campeões passaram, pelo menos 3 coadjuvantes sem títulos, avançarão às quartas. Um só exemplo: Costa Rica e Grécia se enfrentarão nas quartas. E mais dois também, isso se os 5 campeões ganharem seus jogos.
PS4 – Além desses 2 citados, Colômbia e Holanda, lógico, têm chance. Sem falar no Chile, nesta Copa uma incógnita. Não ganhou do Brasil nem em casa em 1962. Mas agora tudo é indefinido e indefinível.