Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de junho de 2014

Vergonha! Museu de Arte de Brasília (MAB) continua abandonado pelo governo do DF

Terça, 10 de junho de 2014
Dê um clique sobre as imagens para ampliá-las. Fotos: Gama Livre — 10/6/2014
Placa nova no balão da entrada para a via em que está o Museu de Arte de Brasília (MAB). Pena que só a placa é conservada pelo governo do DF. O museu está abandonado.
Nesta terça, 10 de junho, por volta das 12 horas eu estava na Vila Planalto, no estacionamento da histórica igrejinha de madeira, quando ao meu lado parou um automóvel com placa de São Paulo. Eram dois turistas paulistas e um casal de franceses. Pediram informação de como poderiam chegar ao Museu de Arte de Brasília, o MAB. Indiquei o caminho e disse, “siga as placas, mas o museu não está funcionando há muito tempo”.
Eles se foram para o tal Museu de Arte. Encucado, pensei: como a hora é da Copa da Fifa, a “Copa das Copas”, poderia ter havido a reabertura do museu. E fui conferir. As placas indicam claramente o caminho para se chegar ao museu, que fica quase às margens do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis e Turismo Norte. Ali próximo à Concha Acústica e ao Palácio Alvorada, e bem juntinho do Hotel Lakeside.
As placas levam ao Museu. O museu leva o peso  do abandono pelo governo do DF.
Quando entrei na via ao lado do Museu de Arte, os quatro turistas já estavam voltando. Por me reconhecerem como a pessoa que havia indicado como chegar ao MAB, o paulista ao volante fez um sinal de “negativo” e seguiu seu caminho, possivelmente ao centro do Plano Piloto.

 Entrada para o subsolo do Museu de Arte. Fechada e com mato na rampa.
Estacionei o carro e fui conferir o fechamento do museu. Mais do que fechamento, o abandono, o mato crescido, o vidro quebrado, a parede rachada, a pintura deteriorada, as janelas velhas, a pichação da escultura que fica no gramado da frente do Museu de Arte e, os portões fechados com correntes. 
O retrato do abandono
As fotos dão uma visão do estado de abandono a que está relegado o Museu de Arte de Brasília (MAB), museu criado em 1985 pelo governo do DF e que, com área superior a oito mil metros quadrados, já reuniu centenas e centenas de importantes obras de arte. São três pavimentos. O térreo, o superior e o subsolo.
Móveis jogados no espaço aberto ao redor do prédio do MAB. 
Abandono geral e completo. Um desrespeito à arte e ao patrimônio público do povo de Brasília.

 Vidro quebrado e esquadrias 'podres' nas janelas.
Escultura da área externada do museu mostra os sinais de pichação e do abandono do museu pelo governo do DF.

Por Taciano — Gama Livre