Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Manifestação de catadores de lixo cancela audiência pública sobre resíduos sólidos no DF

Segunda, 15 de outubro de 2012
Do MPDF
Apesar de não ter sido convidado, MPDFT comparece à reunião pois acompanha a situação há 12 anos
Implantação de parceria público-privada para o sistema de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos no DF (Foto: José Evaldo Vilela) 
Os representantes das 1ª e 3ª Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), Roberto Carlos Batista e Flávio Henrique de Andrade, compareceram à audiência publica para tratar da implantação de parceria público-privada (PPP) para o sistema de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos no DF. Convocada para a última quarta-feira, dia 10, pela Secretaria de Governo do DF, estavam presentes à reunião os deputados distritais Joe Valle e Eliana Pedrosa e representantes da OAB/DF.

Apesar de toda a organização, a audiência foi dissolvida devido às manifestações dos catadores de lixo, que lotaram a sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional. Desde terça-feira, dia 9, como forma de protesto, os representantes dos catadores de material reciclável do DF fecharam o Lixão da Estrutural. No dia da audiência, a mobilização se estendeu a todas as unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Os representantes receiam que a contratação de serviços no setor inviabilize o trabalho dos profissionais da reciclagem do DF, que dependem dessa atividade para sobreviver.

Implantação de parceria público-privada para o sistema de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos no DF (Foto: José Evaldo Vilela)

Segundo os organizadores, essa primeira audiência pública tinha como objetivo apresentar o projeto baseado no estudo de viabilidade e modelagens técnica e financeira para uma proposta de PPP, a cargo da Companhia Paulista de Desenvolvimento. A decisão pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do DF, vinculado à Secretaria de Governo, conforme a Resolução n° 51.

Defesa do Meio Ambiente

Há 12 anos a 1ª Prodema acompanha as reivindicações dos catadores de lixo sobre a situação dos resíduos sólidos do DF. Em 2004, a Promotoria de Justiça viabilizou o primeiro encontro com o governo. “Interessa-nos o desenvolvimento de uma política pública sustentável e transparente”, explicou Batista. Já a 3ª Prodema acompanha a instalação do aterro sanitário em Samambaia.
Implantação de parceria público-privada para o sistema de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos no DF (Foto: José Evaldo Vilela) 
A 1ª Promotoria de Justiça lida com diversas frentes de trabalho. Cada uma é tratada em procedimento administrativo próprio, como exemplo, resíduos perigosos (como pilhas e baterias), resíduos da construção civil, inclusão social dos trabalhadores da reciclagem e cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Inclusive, executa, desde 2007, a sentença que ordena o fechamento do lixão, remediação ambiental da área e criação de aterro sanitário, mediante licenciamento ambiental e adoção das normas técnicas pertinentes.