Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Procuradora-Geral de Justiça do DF toma posse nesta terça-feira (30/10)

Segunda, 29 de outubro de 2012
Do MPDF
Solenidade está marcada para às 17h, na sede do MPDFT

Eunice Pereira Amorim Carvalhido toma posse na próxima terça-feira, dia 30, às 17h, no cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A solenidade será no mezanino do Edifício Sede do MPDFT (Eixo Monumental – Praça do Buriti – Lote 2). Convidados e imprensa deverão se identificar na entrada do estacionamento do prédio.

Reconduzida ao cargo pela Presidente da República, Dilma Rousseff, para o biênio 2012/2014, Eunice Carvalhido é a segunda mulher a chefiar a Instituição. Procuradora de Justiça com atuação na área criminal, ela foi uma das idealizadoras da criação das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística.


Em seu primeiro mandato (2010/2012), Eunice Carvalhido buscou fortalecer e ampliar o atendimento ao cidadão em todas cidades do DF. Além de participar ativamente para a conclusão das obras de ampliação do Edifício Sede, a Procuradora-Geral de Justiça lançou a pedra fundamental da sede de Ceilândia, que atualmente encontra-se em obras. No primeiro mandato a PGJ deu prioridade à área administrativa do MPDFT. Agora, além de consolidar as ações implementadas nos últimos dois anos, o foco serão as Promotorias de Justiça.

Biografia

Natural de Alto Garças, Mato Grosso, Eunice Carvalhido ingressou no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em 15 de maio de 1989. Dois anos depois foi promovida ao cargo de promotora de Justiça e em 2005 a procuradora de Justiça, ambas por merecimento.

Começou sua trajetória na Promotoria de Justiça Criminal de Taguatinga, passando, entre outras, pelas Promotorias de Justiça de Família de Brasília; de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep); Criminal de Boa Vista, quando Roraima era território; e Procuradoria de Justiça Cível até assumir a titularidade da 2ª Procuradoria de Justiça Criminal Especializada. Em julho de 2010 foi nomeada para o cargo de Procuradora-Geral de Justiça do DF e Territórios, para um mandato de dois anos.

Mestre em Direito das Relações Internacionais pelo UniCEUB, foi presidente da Associação do MPDFT, Diretora-Geral da Fundação Escola Superior do MPDFT e Presidente do Colégio de Diretores das Escolas Superiores e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal.