Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Conciliação promove pacificação social entre moradores de invasão da 913 Sul do Plano Piloto de Brasília

Quinta, 23 de maio de 2013
O juiz do 3º Juizado Criminal de Brasília conduziu a bem-sucedida audiência de conciliação entre doze moradores da invasão localizada atrás da Universidade Paulista - UNIP, na SGAS 913. Os invasores vinham protagonizando desentendimentos e ameaças recíprocas de morte, delitos tipificados nos artigos 140 e 147 do Código Penal. Os fatos foram registrados na Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações – DRPI nos dias 17/4 e 6/5.
Fonte: TJDF


Os Termos Circunstanciados da polícia foram distribuídos ao 3º Juizado Especial Criminal em 9/5. Diante da multiplicidade de autores e da situação de risco a que estavam expostos, o juiz, na mesma data do recebimento dos autos, determinou que a conciliação fosse designada para dali a quatro dias.

A audiência entre as partes, que aparentavam pertencer ao mesmo grupo familiar, foi realizada no dia 13/5. Na ocasião, o magistrado, por meio das técnicas de conciliação, os conduziu à tentativa de acordo. Após muito debate e diálogo, os envolvidos decidiram pela reconciliação e pela pacificação social. Diante do juiz, afirmaram que se perdoavam mutuamente de todas as ofensas e ameaças proferidas e comprometeram-se a deixar o passado para trás e a construir um futuro de paz. Outro compromisso assumido foi o de não permitirem o uso entre si de qualquer bebida alcoólica ou entorpecente no local e nas proximidades da invasão.

Após a pacificação dos envolvidos, o magistrado suspendeu o processo pelo prazo de 90 dias. Se ao final do período nenhuma nova intercorrência for registrada, os autos serão enviados ao MPDFT para que o órgão se manifeste sobre a extinção da punibilidade.