Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Gastos de 761 milhões foram insuficientes para esconder a incompetência no BRT; e bota incompetência nisso; gastos de R$761 milhões até agora, até agora

Segunda, 18 de agosto de 2014
Fonte: Gama Cidadão 
Gastos de 761 milhões foram insuficiente para esconder a incompetência no BRT
img
Passageiros criticam a demora e pedem as linhas de volta.

Na manhã deste sábado (16), tivemos a 2ª Audiência Pública sobre o transporte coletivo do Gama. A reunião aconteceu no Centro Interescolar de Línguas (CILG). Estiveram presentes na reunião o diretor-geral do DFTrans e gestor do Expresso DF Jair Tedeschi, representante do BRT Lucio, diretor de obras da administração da cidade Sr Roque Lane, o procurador dos direitos dos cidadãos Dr. José Valdenor Queiroz Júnior, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios  (MPDFT) e vários passageiros de transporte público.

Na 1ª Audiência Pública sobre o tema, ocorrida no dia 19 julho, 115 pessoas participaram do evento. Destas, 50 puderam manifestar seus descontentamentos sobre as mudanças realizadas no transporte. Os moradores cobram a volta de algumas linhas que foram retiradas, a renovação da frota das linhas que não fazem parte do percurso do BRT, como Taguatinga, W3 Norte/Sul, SIA/SAAN, Setor O e Corujão. Jair Tedeschi ouviu os questionamentos, as reclamações, sugestões e opiniões da população, ficando incumbido de trazer resposta para os usuários do transporte coletivo do gama.

Nesta 2ª Audiência Pública sobre o transporte coletivo do Gama, para surpresa dos passageiros, muitas das respostas colocaram a culpa na fiscalização que é responsabilidade da Secretaria de Transporte do GDF.

O tempo, na opinião do Jair Tedeschi, vai fazer com que tanto passageiros quanto operadores do sistema se acostumem com a operação, aumentando a eficiência.“É tudo novo, substituído um sistema de 50 anos. Por isso o período de testes tem sido tão longo”, justifica.

Taguatinga

Estamos fazendo um acordo com a empresa Marechal para que assuma essa linha.

Demais linhas

Enquanto a segunda etapa da obra não estiver pronta, ainda deverão circular as linhas para SIA/ SAAN e W3 Sul e Norte. E vamos trabalhar para reativar a linha L2 Sul/ Norte/ UnB.

E seguem os problemas

A realidade é que os problemas ainda devem continuar. É o caso da Ana Tavares que pegava um ônibus para W3 Sul para chegar no trabalho. “Agora, pego três ônibus na ida e na volta. Ela precisa pegar um circular, o BRT e outro até o ponto final. Segundo relata Ana, o tempo médio gasto no trajeto é de uma hora e meia, ou mais. Apesar de tudo Ana Tavares elogia a qualidade dos veículos. “São confortáveis, têm ar condicionado e são confiáveis. Mas a demora ainda é um problema.” Relata.

Apesar de reconhecerem que o conforto aumentou com o BRT, usuários se queixam das baldeações necessárias para completar a viagem, atrasos das linhas e velocidade permitida de 55 km/h. O fato é que os 761 milhões foram insuficientes para esconder a incompetência do governo, esqueceram de ouvir a população antes do grandioso projeto alterando toda uma rotina do transporte coletivo da cidade.

==============================

Comentário do Gama Livre: É de corar qualquer frade as desculpas esfarrapadas que o governo dá para tentar justificar a incompetência na área dos transportes públicos. Sistema obsoleto para lá dos 17 anos, isso quando se trata de distâncias acima dos 20 e 30 quilômetros, a implantação do VLP, ou BRT como queiram chamar, é uma obra da incompetência (ou esperteza?) dos governos. Ruim, inadequado, lento, com veículos com pequena capacidade de passageiros (muito diferente do prometido) e motor na frente, movido ao mais poluente óleo diesel, com integração pior ainda. Um horror. 

A construção do BRT Sul foi o triunfo dos grupos que exploram ônibus pelo Brasil a fora. Triunfaram sobre o moderno metrô, o transporte sobre trilhos, o mais eficiente para a população e o meio ambiente. A derrota maior, contudo, foi da população.

Há muito projetadas, e prometidas por esses nossos (cruz credo) políticos que prometem o melhor em época de eleições mas fazem sempre o pior quando eleitos, as linhas 2 e 3 do metrô, e que serviriam modernamente ao Gama e Santa Maria, foram logo esquecidas.

O BRT (Buzão Ronceiro e Tardio) é uma geringonça frente a qualquer metrô.

É verdade que nós brasilienses até agora não tivemos muita sorte (ou sorte alguma) com os governos. É geringonça atrás de geringonça. E cada dia que passa pior fica a mobilidade no DF. O método usado pelo governo do DF no que diz respeito à mobilidade pode ser definido como de 'tentativa de erros'. Só tenta, e somente erros.

Acesse aqui e veja no Blog Gama Cidadão vídeos e fotos da audiência realizada no último dia 16, sábado, no Gama.