Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Movimento Estudantil: a esquerda volta a comandar na UnB

Sexta, 7 de abril de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


 
Depois de seis anos, coletivos estudantis de esquerda voltam a comandar o DCE-UnB.


Por Chico Sant’Anna, com base no texto de Jadson Lima e Scarlett Rocha, publicado originalmente no Esquerda online. Fotos de Mídia Ninja


Depois de seis anos afastado do comando d o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Brasília – DCE-UnB, o movimento estudantil de esquerda volta a comandá-lo. A chapa Toda as Vozes, formada por estudantes considerados independentes ou ativistas de coletivos da juventude de esquerda, foi a grande vencedora da eleição que movimentou nas urnas mais de 12 mil estudantes. Foram 7.017 votos para chapa 2 – Todas as Vozes, contra 4809 para a Chapa 1 – Aliança Pela Liberdade, considerada conservadora.


Desde 2011, o DCE da UnB estava sob a gestão do grupo político de direita Aliança Pela Liberdade, uma organização que se esconde atrás de um discurso pretensamente apartidário e neutro, que defende a presença ostensiva da Polícia Militar no Campus, a privatização dos serviços públicos, se perfila no campo de defesa das reformas patrocinadas pelo governo Temer, e que se notabilizou por esvaziar as instâncias legítimas e históricas do Movimento Estudantil na universidade.



A participação dos universitários na eleição do DCE foi uma das maiores na história da UnB.


A chapa vitoriosa reúne representantes de diferentes correntes de esquerda que tradicionalmente se apresentavam isoladamente nos processos eleitorais. A nova direção do DCE conta com o apoio de dez coletivos de juventude da esquerda, dentre os quais o Juntos, a Juventude do MAIS, RUA, Levante Popular da Juventude, Juventude Revolução e UJS.

Leia a íntegra no Brasília, por Chico Sant'Anna