Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 16 de abril de 2017

No boteco: Lacoste, a camiseta preferida de 9 entre dez petistas do grupo hegemônico do partido

Domingo, 16 de abril de 2017
Goela grande

O pessoal não perdoa!

Numa roda de cerveja, conversa e papo jogado fora, só para ver o tempo passar, estavam alguns amigos. Petistas, tucanos, pemedebistas e outras espécies do espectro partidário.
 
Já viu o que teria que dar, né? Até porque eles são apenas simpatizantes ou filiados em seus partidos. Não fazem parte da cúpula partidária, muito menos dos grupos que estão sendo arrasados pelas delações da Odebrecht, em especial pelas delações de Emílio, o cínico, e nas de seu filho Marcello. A descontração e as gozações de uns com os outros eram marcas do papo.

Conversa vai, conversa vem...e páááá!! Começaram os comentários sobre as delações. Uns tentavam desqualificar as delações sob o argumento de que os delatores eram criminosos, e por isso não tinha a menor credibilidade. Outros acusavam os caciques dos partidos adversários de terem recebido milhões a mais do que os caciques amigos. Sabe aquela história de que a merda do outro fede mais do que a nossa? Foi nesse tom (ou fedor). As paixões não deixavam eles raciocinarem com bom senso.

Papo vai, papo vem, um dos petistas, bem humorado, lembrou que políticos tucanos são como o pássaro símbolo do PSDB. Tem bico grande para bicar propinas de até R$50 milhões.

Sorrisos de ar superior entre os petistas. Sorriso amarelo entre os tucanos da mesa. Apreensão entre os pemedebistas e simpatizantes de outros partidos.

Fez-se um silêncio, ajudado por alguns goles de cerveja. O silêncio era prenunciador de que lá vinha merda. Um tucano de bico grande, apontou para as blusas de três petistas que, por infelicidade, no momento vestiam Lacoste. E disparou: "Vocês petistas  são sabidos. Trocaram a estrela do peito pelo crocodilo da Lacoste, melhor não poderia ser. Goela grande é coisa de crocodilo." Se referia à afirmação feita em depoimento por Emílio Odebrecht, o cínico, de que havia reclamado com Lula de que o pessoal do PT estava com a goela grande e que teria passado de jacaré a crocodilo.

Outro silêncio, outros goles de cerveja. E deixou-se, pelo menos por um bom tempo, a conversa sobre pássaros, jacarés, crocodilos, e goelas grandes, fossem essas goelas maiores ou menores do que a dos adversários políticos.

E o dono do boteco respirou aliviado, pois novas garrafas de cervejas foram consumidas. 

Uma coisa ninguém pode negar. Naquela roda de amigos há uma grande verdade. Como aquele pessoal tem goela grande para engolir cerveja.