Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de março de 2019

Festa e sessão solene da CLDF comemoram na manhã desta segunda (11/3) os 52 anos do HRG. Quase nada há para comemorar

Segunda, 11 de março de 2019
Foto arquivo blog Gama Livre

O que já foi um dos melhores hospitais do Brasil, tanto em estrutura, arquitetura, instalações, equipamentos, e equipe médica, chega aos 52 anos na UTI. Respira por aparelhos. Mas ainda pode ser salvo.

Seguidos governos, por incompetência —ou má fé— sucatearam o nosso querido Hospital Regional do Gama, o amado HRG. Ultrapassa ele a marca de meio século aos trancos e barrancos, mais trancos do que barrancos.

Daí as perguntas que não querem calar sobre o comemorar que se programou para esta manhã de segunda-feira, 11 de março de 2019:

— Comemorar o quê?

— Comemorar o sucateamento do hospital?


— Comemorar a falta de médicos em todas as unidades? Nesta madrugada de segunda (11/3), por exemplo, na Clínica Médica do Pronto Socorro há apenas um médico, e está prestando atendimento nos boxes. Tem gente esperando na sala de espera do PS há mais de quatro horas.


Vídeo incluído nessa postagem às 2h30 desta segunda (11/3)


O contribuinte-eleitor-sofredor que fez as duas filmagens acima do caos do HRG nesta madrugada de segunda-feira (11/3/2019), está indo neste momento para o Hospital Regional de Santa Maria, DF, procurar atendimento médico. É que não conseguiu no Gama. Este segundo vídeo foi incluído nesta postagem às 3h20.

P.S.: Não conseguiu também atendimento em Santa Maria. Agora, 3h30 desta madrugada do dia 11/3/2019, tomou o rumo de Goiás. 


Vídeo incluído nesta postagem às 3h57.

— Comemorar a falta de técnicos de enfermagem?

Pronto Atendimento Infantil fechado, e desmontado. Foto arquivo Blog Gama Livre

— Comemorar a falta de enfermeiros?

— Comemorar a falta de padioleiros?

— Comemorar  a falta de técnicos administrativos?

— Comemorar a falta de macas?

— Comemorar a falta de remédios, mesmo os mais simples e baratos?

— Comemorar a falta de insumos e também materiais para exames de laboratório?

— Comemorar a falta de instrumentos para examinar o paciente?

Cadeira de rodas improvisada pela família do paciente_HRG 2018-06-28 tarde

— Comemorar a falta de cadeiras de rodas?

— Comemorar a falta de macas?

— Comemorar os corredores cheios de pacientes?

— Comemorar o banho frio de pacientes, inclusive na unidade de cardiologia e no Centro Obstétrico? Comemorar o uso do perigosíssimo 'mergulhão para esquentar água?

— Comemorar a falta disso tudo aí, mesmo tendo o governo do DF declarado estado de emergência na saúde?

— Comemorar o sofrimentos das pessoas que batem à porta do HRG atrás de atendimento para suas dores e doenças e descobre que a porta é que bate em sua cara? Pela falta dos itens apontados nas perguntas logo acima.

— Comemorar o sofrimento dessas pessoas que é de, até mesmo numa madrugada fria e chuvosa, ter que procurar socorro médico em unidades de saúde de Valparaíso e Novo Gama, no chamado Entorno Sul de Brasília? Pois o Pronto Socorro do HRG está quase que diariamente funcionando com a “bandeira vermelha”, isto é, só atende casos gravíssimos e urgentíssimos.

— Comemorar o nascimento de bebês no chão do Centro Obstétrico? Centro que, por sua vez, o governo passado  tentou fechar?

É isso que querem comemorar?

— Comemorar a angústia, o stress, e muitas vezes o desespero dos servidores do HRG, por viverem num ambiente que dificulta o desempenho, a efetividade, do exercício de suas funções profissionais em favor do usuário da saúde pública?

Foto arquivo Blog Gama Livre

— Comemorar o aniversário do fechamento do Pronto Atendimento Infantil (PAI)?

O desmonte da Pediatria e Pronto Atendimento Infantil do HRG

— Comemorar o aniversário do fechamento da maior e melhor Pediatria que havia na rede de saúde oficial do governo do DF?

— Comemorar quase que o primeiro ano de desmonte e retirada do HRG dos equipamentos e móveis desses setores (Pediatria e PAI) tão caros às crianças do Gama?

— Comemorar o desmonte da UCIn do HRG —Unidade de Cuidados Intermediários, que é uma espécie de semi-UTI neonatal— e necessária para salvar vidas de recém-nascidos?

Estado em que se encontra a 'UPA' do Gama.
Foto arquivo Blog Gama Livre

Centro de Saúde 8 do Gama, 4 anos fechado e reforma parada. Foto arquivo Blog Gama Livre

Também não dá para COMEMORAR a não reforma do Centro de Saúde 8 do Gama, unidade já fechada há quatro anos, situação que contribui para aumento da demanda do HRG. Lembrando também que em todos as UBSs (Unidades Básicas de Saúde, chamadas anteriormente de Centros de Saúde) também faltam pessoal de atendimento à saúde, remédios, equipamentos, instrumentos. E, com certa frequência, até água.

Então, comemorar o quê?

Comemorar o HRG na UTI?

Triste, mas melhor apropriado seria se nesta segunda-feira ao invés de festa e sessão solene de comemoração, houvesse uma SESSÃO DE LAMENTAÇÃO. Melhor, uma SESSÃO DE TRABALHO, de discussão, de apontar que o HRG está respirando com aparelhos mas, que mesmo assim, é possível salvá-lo. E salvar o HRG é salvar vidas de milhares de pessoas.

Comemorar, não há quase nada a comemorar.

Mas que o HRG possa sobreviver!!!