Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 8 de setembro de 2019

Ossos humanos são encontrados em casa do ex-ditador paraguaio Alfredo Stroessner

Domingo, 8 de setembro de 2019
Stroessner foi publicamente elogiado pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que chamou o paraguaio de “estadista”

Da Agência Pulsar Brasil
(imagem: reprodução/ABC Color)

Os restos mortais foram encontrados no que parece ser o banheiro do local, no espaço em que possivelmente havia uma banheira. A residência fica em um prédio localizado no terreno conhecido na cidade como “A Casa do Terror”, por conta das torturas que aconteceram no local contra opositores do regime. Ossos humanos foram encontrados na última quarta-feira (4) em uma das casas do ex-ditador paraguaio Alfredo Stroessner (1912-2006), que governou o país de maneira autoritária entre 1954 e 1989. O achado foi feito por manifestantes que ocuparam uma das residências de Stroessner em Ciudad del Este, que fica na fronteira com o Brasil. O caso foi revelado pelo jornal ABC Color.

No dia 24 de agosto, cerca de 300 famílias ocuparam o prédio onde ficava o apartamento do ex-ditador. De acordo com o ABC Color, dois dias depois, um dos netos de Stroessner se identificou como o atual responsável pelo imóvel.
Familiares de vítimas do período ditatorial foram ao local para verificar os restos mortais, e a Comissão de Direitos Humanos, assim como o Ministério Público do país, também devem participar das atividades de reconhecimento das ossadas.
A Equipe Nacional para Investigação, Busca e Identificação de Pessoas Detidas e Desaparecidas entre 1954 e 1989 (Enabi) foi chamada pelo procurador regional Alcides Giménez Zorrilla para averiguar as ossadas.
Em fevereiro, o general Stroessner foi publicamente elogiado pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que chamou o paraguaio de “estadista”. “[Um] homem de visão e estadista, que sabia perfeitamente que seu país, Paraguai, só poderia prosseguir, progredir, se tivesse energia (…) Então aqui, a minha homenagem ao general Alfredo Stroessner”, disse.
O paraguaio deu um golpe de Estado em 1954 e foi “eleito” em um pleito indireto, sem participação da oposição. Ao assumir o poder, Stroessner suprimiu garantias constitucionais e começou um período de dura repressão. (pulsar/opera mundi)