Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 1 de setembro de 2019

Roda Viva entrevista Glenn Greenwald nesta segunda-feira (02/09)

Domingo, 1º de setembro de 2019
Fundador do site The Intercept Brasil, jornalista participa do programa da TV Cultura, apresentado por Daniela Lima.

Da TV Cultura
Responsável por levar a público o sistema secreto de vigilância global dos Estados Unidos e a troca de mensagens entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro, o jornalista e advogado constitucionalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, estará no Roda Viva, ao vivo, na segunda-feira (2/9). O programa da TV Cultura vai ao ar a partir das 22h, com apresentação de Daniela Lima e desenhos do cartunista Paulo Caruso. A entrevista também poderá ser acompanhada no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
Glenn Greenwald é um dos três fundadores do site The Intercept Brasil. É jornalista, advogado e autor de vários livros. Sua publicação mais recente, No Place to Hide (Sem Lugar Para Se Esconder), descreve o estado de vigilância implementado pelo governo americano e seus aprendizados durante as reportagens sobre os documentos vazados por Edward Snowden.
Antes de fundar o Intercept, Glenn escrevia para o jornal britânico The Guardian e para o portal Salon. Por conta de suas reportagens sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional – EUA), recebeu o Prêmio George Polk de Reportagens sobre Segurança Nacional; o Prêmio de Jornalismo Investigativo e de Jornalismo Fiscalizador da Gannett Foundation; o Prêmio Esso de Excelência em Reportagens Investigativas no Brasil (foi o primeiro estrangeiro premiado); e o Prêmio de Pioneirismo da Electronic Frontier Foundation. Ao lado de Laura Poitras, a revista Foreign Policy o indicou como um dos 100 principais pensadores globais de 2013. As reportagens sobre a NSA para o jornal The Guardianreceberam o Prêmio Pulitzer de 2014 na categoria Serviço Público.
À frente do Intercept, o jornalista teve atuação decisiva na divulgação das mensagens trocadas entre procuradores da Operação Lava Jato e o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro.