Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Não nos curvemos ao fascismo!

Terça, 7 de setembro de 2021


Essa fotografia é uma das minhas favoritas. Gosto tanto que fiz um quadro, e coloquei na sala da minha casa, de modo que a observo todos os dias, para jamais esquecer do seu significado para a História e para mim.

Meus filhos vão crescer olhando essa foto, faço questão, e possivelmente, teremos várias conversas sobre o significado dessa imagem, que diz muito, mesmo sem dizer nenhuma palavra.

Até mesmo você que talvez a esteja vendo pela primeira vez, vai notar instintivamente o único homem no meio de uma multidão, em uma postura única diante do conjunto.

Inicialmente você não precisa saber, onde e quando a foto foi tirada, o seu contexto e quem é o homem que se destaca, mas automaticamente vai se pegar perguntando o porquê?

Esse homem se recusou a fazer a saudação nazista em meio a multidão, e pagou um preço altíssimo por esse ato de irreverência.

O nazismo foi derrotado em 1945, Hitler morreu, possivelmente todo mundo na foto também, inclusive o homem em destaque, mas a foto permanece, a mensagem que ela transmite e o exemplo daquele homem seguem vivos!

E essa mensagem nos diz, que jamais foi fácil nadar contra a corrente, que o preço de nos mantermos leais às nossas convicções pode ser alto demais, que tiranos e histerias coletivas vem e vão ao longo da História, e o mais importante, que o nosso compromisso com a humanidade e o seu progresso moral nunca é em vão!

Não nos curvemos ao fascismo! Sejamos como August Landmesser, o homem da fotografia!

*Juan Ricthelly  é advogado, ambientalista militante, coordenador do Gama Verde, músico, e inquieto filho e morador do Gama, DF.

https://www.instagram.com/p/CTiox3Nnjp0/?utm_medium=share_sheet