Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Distrital Leandro Grass (Rede) entra com representação no TCDF por suspensão de exames no Hospital Regional do Gama

Quinta, 23 de setembro de 2021


Da Assessoria de imprensa do Deputado Leandro Grass
22/09/2021

O deputado distrital Leandro Grass (Rede) entrou nesta quarta-feira (22) com uma representação no Tribunal de Contas do DF (TCDF) para que o órgão apure a interrupção de exames bioquímicos no Hospital Regional do Gama por causa do encerramento de contrato para a realização deste serviço. O parlamentar quer que a situação seja regularizada e que a população não tenha prejuízos no atendimento.

Grass tomou conhecimento de um despacho do diretor do Hospital, Dr. Guilherme Avelar, para a Superintendência da Região de Saúde Sul, que informava que o contrato para fornecimento de reagentes para exames de bioquímica estava encerrado. “Isso acarreta uma série de prejuízos para tratamentos, o que é particularmente grave em razão da pandemia”, argumenta o deputado. “Não parece nada razoável que um hospital do Distrito Federal, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde, deixe encerrar um contrato de reagentes para exames de bioquímica”, completa.

Exames de bioquímica são aqueles realizados em pacientes para investigar os funcionamentos do processo metabólico do organismo. Podem ser exames de sangue para ver os níveis de glicose, colesterol, exames de função hepática ou função renal, entre outros. “São exames de rotina e de atenção primária que serão interrompidos até que se normalize a situação”, explicou Grass.

O parlamentar também lembra que serviços essenciais como este não podem simplesmente ser interrompidos por encerramento de contrato. “Isso não pode ser a justificativa do gestor. O contrato público tem vigência. E a vigência é conhecida a partir de sua assinatura. Sendo assim, não é justificável que um contrato escoa o seu prazo de validade sem que a Administração Pública nada faça para que o fornecimento de materiais não seja paralisado”, argumenta.

A representação entregue ao TCDF pede que o órgão tome providências para regularizar a situação no HRG e que outros contratos para a realização de exames do hospital sejam inspecionados para que não ocorra algo semelhante novamente.

Confira o documento na íntegra

Fonte: Assessoria de imprensa Deputado Leandro Grass

============
Comentário do Blog Gama Livre: Inacreditável, para não dizer repugnante, uma situação dessa. Como pode o governo ser tão ineficiente, principalmente numa área sensível e tão importante e crucial para o funcionamento normal de um hospital. Melhor dizer, para o atendimento necessário e eficaz à pacientes internados e também para pacientes que procuram a unidade de saúde. São exames necessários ao diagnóstico dos pacientes e, assim, fundamental na prescrição do melhor tratamento.

Mas sabemos que, infelizmente, a saúde pública no Distrito Federal está indo de mal a pior.

Que o TCDF seja ágil na avaliação da representação feita pelo deputado e nas recomendações e responsabilização necessárias.