Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Operação Faroeste: Corte Especial do STJ confirma afastamento cautelar de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia

Quarta, 1º de setembro de 2021

Gesivaldo Nascimento Brito é réu na Ação Penal 840, proposta pelo MPF, que investiga venda de decisões judiciais para permitir grilagem de terras no oeste baiano

Do MPF
Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a prorrogação do afastamento cautelar de Gesivaldo Nascimento Brito do exercício das funções de desembargador no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O magistrado é réu na Ação Penal 840, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que apura a existência de organização criminosa formada por magistrados, advogados, empresários e servidores daquele tribunal estadual. Conforme o processo, o grupo atuava por meio da comercialização de decisões judiciais com o propósito de permitir a grilagem de terras no oeste baiano.

Nesta quarta-feira (1º), a Corte Especial referendou decisão monocrática do relator do caso, ministro Og Fernandes, que havia indeferido o pedido da defesa de anular a dilação do prazo do afastamento. “A pretensão recursal encontra óbice no fato de que o escoamento do prazo do afastamento, sem a apreciação da Corte Especial, ensejaria o retorno do investigado ao exercício do cargo de desembargador, o que poderia gerar instabilidade e desassossego nas decisões e na jurisprudência do Tribunal de Justiça da Bahia”, sustentou Og Fernandes.