Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de janeiro de 2011

MPF teme conflitos em assentamento onde morreu missionária

Sábado, 15 de janeiro de 2011
É crítico o clima entre madeireiros e assentados no município de Anapu (PA). De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) do estado, madeireiros estão invadindo terras que pertencem aos assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança para fazer derrubadas de árvores ilegalmente.

Devido à tensão, o MPF solicitou ao secretário de Segurança Pública do Pará que envie reforço policial para o município. O Projeto Esperança é o local onde foi assassinada a missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005.

Desde a última quarta-feira os assentados bloquearam uma estrada para impedir a passagem de madeireiros que estão dentro do assentamento. De acordo com o procurador da República no Pará, Bruno Guthshcow, a situação na região é grave e um conflito armado pode acontecer a qualquer momento. Ele ainda explica que o governo é conivente com a situação.

“Constatei que o clima é de abandono total do Estado. As autoridades que estão lá – a Polícia Civil e a Prefeitura de Anapu – não fazem nada para evitar. Então fica essa situação: os madeireiros extraindo madeira ilegalmente, muita madeira. Do outro lado, os colonos que se localizam dentro dessa área tentando fazer sua produção e aí geram os conflitos, sem a presença do estado. Conflitos que estão prestes a explodir e podem ter conseqüências graves.”

Ainda de acordo com o MPF, o ano último ano foi marcado por diversas invasões de madeireiros no assentamento.  Por esse motivo, no último mês de agosto o MPF chegou a pedir apoio da Força Nacional para garantir segurança no local, porém, a solicitação não foi atendida pelo governo.

De São Paulo, da Radioagência NP, com informações de Danilo Augusto, Jorge Américo.