Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Ataque aos Cofres Públicos chega à marca de MIL artigos denunciando os prejuízos da terceirização dos serviços públicos

Quarta, 19 de abril de 2017
100-artigos-ataquesite
Contra fatos não há argumentos que sustentem as OSs nos serviços públicos. Navegue pelo site, entenda o que está em jogo e nos ajude a denunciar a bandalheira que a terceirização trouxe para as cidades e estados brasileiros.

Em dois anos e quatro meses de existência, o Projeto Ataque aos Cofres Públicos (AaCP) completa a importante marca de 1000 artigos denunciando com dados, números e fatos os prejuízos que a terceirização dos serviços públicos gera nas cidades e estados do Brasil.

No site e na página do Facebook do AaCP, a população tem pelo menos 1000 motivos para ser contra a contratação de Organizações Sociais (OSs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e entidades “pilantrópicas” afins com dinheiro que a sociedade paga em impostos.

Esse tipo de gestão só traz desperdício de dinheiro, corrupção e ineficiência aos serviços. Já para os empresários e políticos que adotam a chamada publicização, só há vantagens e benesses. No Brasil, esse tipo de prática neoliberal nos governos chegou nos anos de 1990, com os presidentes Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

A proposta era simples: privatizar de uma forma não clássica, mas igualmente prejudicial, a saúde, educação, assistência social, cultura etc. Por meio destas ditas “entidades sem fins lucrativos” a terceirização ilícita da mão de obra, especialmente nas atividades-fim, corre solta, maquiada como “parceria”.

E pra quê? Para assegurar lucro certo aos empresários amigos dos governos de plantão e para que os prefeitos e governadores possam burlar com segurança a obrigatoriedade de concurso público para a contratação de pessoal, as licitações nas compras de materiais, a Lei de Responsabilidade Fiscal e até mesmo a Constituição Federal. Os serviços ficam mais caros e menos eficientes.

A qualidade do atendimento nas unidades terceirizadas, antes já sucateadas de propósito para justificar a entrega a estas organizações, cai ainda mais. Quem financia essa bandalheira institucionalizada é você, por meio dos impostos que paga. Continuaremos de olho na sacanagem que empresários e políticos fazem com a população que depende dos serviços públicos. Nos ajude enviando suas denúncias e opiniões pela internet ou pelo WhatsApp. Curta a página do Ataque aos Cofres Públicos no Facebook.