Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de abril de 2017

Matança I no Gama. É o governo mãos de tesoura eliminando o verde

Sábado, 15 de abril de 2017

Era uma árvore. Agora, um coração partido! Matado pela motosserra assassina do governo do DF. Governo que quase nada faz pela cidade do Gama. E quando faz, faz malfeito.

A natureza sangra e morre!

Os moradores lamentam!

As crianças choram a perda das sombras das árvores!

Os velhos se emocionam e protestam!

E as autoridades? Parece que riem de todos.



Vinte árvores das espécies ipê, pata de vaca, jamelão, mangueira , pau ferro, angico, foram por terra. Motosserras impiedosas. Gestores insensíveis!

Projetada pelo arquiteto Paulo Hungria, a cidade do Gama, no DF, tem um dos projetos mais adequados aos moradores. Em forma de colmeia, as distâncias são encurtadas. Nas suas quadras residenciais foram projetadas áreas verdes e de circulação.

É, por exemplo, o caso do Setor Central, nas quadras que ficam em frente ao Setor Sul da cidade.

Ia tudo bem, até que apareceram os gestores sem compromissos com o meio ambiente, com a qualidade de vida dos moradores. Compromissos, se existem, talvez só com especuladores imobiliários e com alguns empresários de toda a parte, alguns ainda soltos em razão da morosidade da Justiça e das chicanas de advogados remunerados a preços astronômicos. E mais, de quando em vez o mal feito por gestores e políticos aliados com segmentos que teriam a capacidade de despejar votos nos políticos que traíam o projeto original, que traíam a cidade.

Mas não é disso que quero tratar agora. Aqui, apenas um dos muitos casos de motosserras exterminando o verde, entristecendo os moradores. É o caso das árvores de uma área em frente à Quadra 46 do Setor Central do Gama. Verde que fica também em frente da Quadra 2 do Setor Sul.
E veio a motosserra assassina, o governo mãos de tesoura, cortando tudo. Não cortou mais pela reação de moradores que protestaram, denunciaram o massacre para a mídia. Foi um esforço de salvar o que escapou da matança inicial.
Adiante, dois vídeos e três fotos, essas últimas tiradas pelo Gama Livre em 13/4/2017, e que mostram como foi a matança e o que sobrou dessa ação insana do governo do DF que, sequer, dialogou como deveria, com os moradores do Setor Central e Setor Sul. Na duas postagens abaixo, outras imagens da destruição do verde que, por sinal, a Novacap informou por ocasião de reunião  do Conselho do Meio Ambiente na semana passada, que nada tinha a ver com as derrubadas, especialmente das árvores da Praça do Cine Itapuã.

Vídeo feito por moradores da Quadra 46 do Setor Leste do Gama, no dia da derrubada de árvores.





Na foto a seguir, quatro tocos, restos mortais que sobraram da sanha assassina das motosserras enviadas pelo governo do DF. Clique nas imagens para ampliá-las.




Árvores sadias eliminadas. Doentes, se existem, quem são?


Vídeo feito por cidadãos indignados (o 'cinegrafista' e o Seu Francisco, morador há 50 anos da Quadra 2 do Setor Sul do Gama)



Três vítimas da motosserra a serviço do governo do DF.


Veja mais fotos da destruição nas duas postagens anteriores. Ou clicando aqui e aqui