Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 11 de abril de 2017

MP de contas do DF reúne-se com entidades e cidadãos que reclamam a falta de intérpretes de Libras no GDF

Terça, 11 de abril de 2017
Do MP de Contas do DF
Estima-se que, na Capital, 15% da população apresentam limitações de audição
Representantes de surdos e de intérpretes de Libras estiveram no MPC/DF na busca pela implementação de seus direitos

Brasília, 11/04/2017 - Uma carreira pública com servidores capacitados para atuar como interpretes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) seria capaz de atender grande parte da necessidade de comunicação diária de cidadãos surdos. Esse é o entendimento de cidadãos e entidades, que se dirigiram ao MP de Contas do DF, para reclamar a respeito da falta de implementação de seus direitos.


Apesar de pelo menos seis leis distritais tratarem de diversos aspectos da inclusão e das facilidades para comunicação dos surdos, as garantias legislativas pouco representam em seu dia a dia. No Distrito Federal, na prática, essas pessoas têm dificuldades para se relacionar satisfatoriamente nas escolas, em hospitais e em diversos órgãos públicos e privados.

O MPC/DF verificou, junto à Coordenação de Pessoas com Deficiência, órgão da Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, que há apenas uma Central de Interpretação de Libras com quatro interpretes, admitidos em cargos em comissão, um motorista e dois estagiários.

Os intérpretes não estão organizados em carreira e não foram selecionados por concurso público”, argumenta o MP de Contas do DF. Além disso a Central funciona, apenas, em horário comercial, deixando desassistidos os surdos no DF, principalmente, em situação de emergência.

O MP de Contas do DF ofertou a Representação 16/17, para que o TCDF analise a situação dos intérpretes, que hoje prestam serviços ao GDF, em cumprimento à Constituição Federal, legislação no DF e demais normas internacionais, que visam proteger o cidadão com deficiência.