Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 16 de abril de 2017

Pastor Everaldo recebeu R$ 6 milhões para ajudar Aécio em debate, diz delator

Domingo, 15 de abril de 2017
Do Jornal do Brasil

Candidato do PSC à Presidência da República nas eleições de 2014, o Pastor Everaldo recebeu R$ 6 milhões da Odebrecht durante a campanha, de acordo com delação do ex-executivo da empreiteira Fernando Cunha Reis. Ainda de acordo com o delator, Everaldo recebeu e acatou a orientação da Odebrecht para fazer perguntas que favorecessem o senador Aécio Neves (PSDB), então candidato, em um debate de TV.

"Como a gente se sentia credor por ter contribuído tanto para a campanha dele, nós sugerimos a ele que usasse o debate sempre para perguntar ao candidato Aécio porque aí daria mais tempo ao Aécio. E analisando a transcrição do debate do primeiro turno se nota que ele fez perguntas absolutamente simples e inócuas para que o candidato Aécio pudesse ter tempo na televisão", disse Cunha Reis.

No segundo turno, Aécio ainda recebeu apoio de Pastor Everaldo, já fora da disputa
No segundo turno, Aécio ainda recebeu apoio de Pastor Everaldo, já fora da disputa

A assessoria de Aécio Neves negou que ele tivesse informações sobre as doações da Odebrecht para outras campanhas presidenciais e afirmou que o candidato tucano participou de debates em que respondeu a perguntas de todos os seus adversários. Já a assessoria de Pastor Everaldo disse que a afirmação do ex-executivo da Odebrecht é "absolutamente fantasiosa" e disse que a campanha do candidato do PSC foi "bastante modesta".
Segundo o delator, Everaldo foi apresentado a ele pelo deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), atualmente preso em Curitiba. Fernando Cunha Reis disse, também, que a Odebrecht se arrependeu da doação da quantia diante da constatação de que o repasse foi "muito grande para quem tem muito pouco para dar": "A gente achou que ele poderia ter uma grande quantidade de votos, mas foi uma avaliação completamente errada".