Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 28 de março de 2020

Tempos de crise exigem atenção e cautela das autoridades!

Sábado, 28 de março de 2020

Olá,  
Saúde e vida são direitos humanos! Enfrentamos o que já se configura como uma das maiores crises da história, com esses dois direitos tão básicos e preciosos para nós ameaçados diante da pandemia da Covid-19. São tempos complicados que exigem atenção de todos nós! Na região das Américas, o contexto de constantes violações dos direitos humanos que antecedem a pandemia e que podem se agravar por conta dela exigem um olhar específico. Foi pensando nisso que publicamos uma série de recomendações para que esses países cumpram suas obrigações internacionais de direitos humanos ao construir suas respostas à pandemia de Covid-19. Baixe o documento e leia atentamente! 
Trata-se de uma lista de quatro medidas que as autoridades devem adotar e quatro que não devem adotar nesses tempos. O documento afirma que os governos não devem discriminar; não devem deixar os grupos de alto risco para trás; não devem empregar repressão ou força excessiva para implementar medidas de saúde pública, nem devem censurar ou limitar o acesso a informações baseadas em evidências ou limitar o acesso à prevenção. Os Estados devem garantir os direitos dos trabalhadores e sua assistência social; garantir o acesso de todos e todas à água, ao saneamento básico e à assistência médica; assegurar uma resposta à pandemia que enfoque na questão de gênero e que proteja o direito de privacidade das pessoas.

O momento exige união, solidariedade e empatia de todos e todas! Vamos superar esta crise, JUNTOS e JUNTAS! Precisamos unir esforços e seguir as medidas de segurança para vencermos essa batalha. Se você puder, FIQUE EM CASA! Se não puder, triplique a atenção com a higiene e onde você está tocando suas mãos.

Com esperança,
Grégor Daflon
Assessor de campanhas 

Anistia Internacional Brasil