Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 17 de março de 2020

Copiô, Parente: o podcast feito para os povos da floresta

Terça, 17 de março de 2020
Em tempos de pandemia, as ameaças aos povos indígenas são especialmente complexas, e mantê-los informados e preparados para se proteger é ainda mais essencial. São nesses tempos também que o Copiô, Parente, o primeiro podcast feito para os povos da floresta, faz seu papel de serviço público de informação. 
Na última quinta-feira (12/3), gravamos um programa especial de #3anos do podcast. Transmitido ao vivo nas redes sociais do ISA, com a participação de Winti Kisêdje, O-E Kayapó, cacique Ramon Tupinambá e Márcio Santilli, sócio-fundador do ISA. O programa levantou muita informação sobre a pandemia do COVID-19 e como o vírus ameaça as comunidades indígenas e tradicionais. O Dr. Douglas Rodrigues, médico sanitarista da Unifesp e Sofia Mendonça, diretora do Projeto Xingu - extensão universitária da Unifesp, que trabalham há mais de 50 anos com povos indígenas, deram dicas sobre prevenção do Coronavírus nas aldeias. Ouça essa edição especial aqui 
Publicado semanalmente, o podcast Copiô, Parente começou a ser distribuído em 2017 para uma lista de 30 pessoas. Hoje, sua lista de transmissão no WhatsApp tem mais de quatro mil contatos - a maioria, indígenas, quilombolas e extrativistas. Cada um deles é um potencial retransmissor do podcast, ampliando seu alcance na Amazônia e em outras regiões do Brasil. Através desta rede, o Copiô chega até mesmo a lugares sem internet ou telefone.
O principal objetivo do Copiô é deixar os povos da floresta atualizados sobre a luta por seus direitos. Para isso, o podcast distribui semanalmente um resumo do que acontece nos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, registra ameaças e vitórias dos povos da floresta e acompanha os julgamentos que acontecem no Supremo Tribunal Federal. 
O Copiô, Parente é o primeiro podcast feito para WhatsApp, o aplicativo mais utilizado pelos povos da floresta e que funciona mais ou menos como a radiofonia. Seu formato curto e com pouca edição faz com que ele se espalhe com muita facilidade e chegue a lugares remotos e com pouca conexão de internet. A tecnologia de distribuição inspirou a rede de comunicadores do Rio Negro, Wayuri, que hoje distribui seu podcast mensal também por WhatsApp e Shareit. Já são 37 edições e você também pode ouvir no Spotify
Você pode encontrar o Copiô, Parente no SpotifySoundcloud YouTube do ISA. Com transmissões esporádicas nas Centrais de Rádio de Altamira (PA) e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), o Copiô, Parente também é distribuído em dezenas de rádios comunitárias em todo o Brasil.
A história do primeiro podcast feito para povos indígenas no Brasil também está nesta entrevista super bacana em outro podcast, Vida de Jornalista. Ouça aqui. 

Marcos Wesley / ISA
Você também pode receber o Copiô, Parente no seu WhatsApp e acompanhar o que ocorre em Brasília em relação aos povos da floresta. Basta enviar uma mensagem no app para (61) 99810-8703.
Seguimos juntos! Copiô, Parente?
Junte-se ao ISA!
Sua doação contribui para distribuirmos, até em regiões remotas, informações que afetam os povos da floresta.

Quero me juntar ao ISA!
Letícia Leite
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.