Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 6 de abril de 2020

ESTRANGEIROS TIRARAM 22 BI DE DÓLARES DA BOVESPA

Segunda, 6 de abril de 2020
Por
 Helio Fernandes*

Em apenas 3 dias úteis.  Todas ações de empresas brasileiras. Foram insuflados por campanha sórdida e solerte do presidente Trump. Ele foi insinuando que a situação econômica do Brasil é desesperadora.

E sobre o coronavírus, uma frase: "O estado do Brasil é de reclusão". E a  antecipação, de uma decisão que diz, irá tomar: "Brasileiros não poderão entrar nos EUA, e aviões de lá não poderão viajar para cá".

PS- Em matéria de dinheiro, posições como essa do presidente da República tem enorme influência.

PS2- E Bolsonaro insiste: "Trump é meu ídolo".

BOLSONARO ATINGIU O AUGE DA IMPOPULARIDADE

Nas ruas e nas pesquisas isso já era conhecido.  Apagado no twiter e no facebook, foi comparado e equiparado a Silas Malafaia. "Bispo" com mais  aspas do que credibilidade.


Ha 15 dias decidiu demitir o ministro da Saúde. A noticia vazou, ele soube que pelo menos os ministros Moro e Guedes sairiam também. Não era bem solidariedade e sim oportunidade.  Estavam ansiosos para deixar o governo, estão  se desgastando.

Bolsonaro recuou, é o que ele faz mais assiduamente. Percebeu que não  tem cacife para demitir um ministro, quanto mais 3.  Mandetta, fortalecido, sabendo que não seria demitido, assumiu de verdade.  E começou a agir,  atendendo mais as recomendações da OMS, sem consultar ou comunicar qualquer coisa ao  presidente.

Suas principais decisões tinham um objetivo, seguido no mundo todo: Fortalecer e garantir o ISOLAMENTO social, recusado pelo capitão presidente.

"ORÇAMENTO DE GUERRA", SABEDORIA, DESPRENDIMENTO

Concentração de esforços  e de recursos para derrotar o coronavírus. Ideia de Maia, esforço de Maia, trabalho de Maia. E colaboração e dedicação completa da Câmara. No mesmo dia aprovações indispensáveis dois turnos. E  enviaram para o senado que deve votar e aprovar hoje.

Aplausos totais da opinião pública. Aliás, esse vírus tem provocado uma onda enorme de solidariedade. Não apenas a médicos e enfermeiros, expostos  aos maiores e diretos perigos.

PS- Até a Amil merece elogio, pela publicidade-informação, em frases elucidativas. São várias, vou citar duas. 1- "seja gentil com seus vizinhos, não  aperte as mãos deles".

2-  "Seja  generoso com seus amigos. Não vá à casa deles, nem os convide para a sua".

CORONAROVÍRUS: DATAFOLHA QUIS SABER COM QUEM ESTAVA O PODER

Fez pesquisa, perguntando: com o presidente da  República ou com o ministro da Saúde.

Nem precisava perguntar, a realidade era esmagadora.

66 por cento apoiando o ministro.

33 por cento com o presidente. Em qualquer pergunta, Bolsonaro fica em segundo.

PS- Em 1987, Fidel Castro organizou uma conferência sobre divida externa. 3 mil convidados, eu entre esses. Cada um falava 12 minutos. Dos 61 brasileiros só 2 falaram. Este repórter e Luiz Carlos Prestes.

No dia sem reunião, fui almoçar com Gabriel Garcia Marques, que ganhou o Nobel com o primeiro Livro. Afirmação dele: "Na vida, nos esportes, em tudo, o segundo lugar é a pior colocação"

ALUCINADO MINISTRO GUEDES

Apenas para registrar: "Os gastos do governo contra o coronavírus, podem chegar  a 1 trilhão". Não diz em quanto tempo.

O projeto inicial, em 10 anos, também era  de 1 TRI, não sai do lugar. Exatamente como as privatizações.

MELHOR DO QUE PESQUISA, DERROTA RETUMBANTE PARA BOLSONARO

Na consulta sobre apoio ao coronavírus, o presidente perdeu para o ministro por 76 a 33.

Na quinta, Bolsonaro convidou o presidente da Câmara e do senado para jantar. Maia e Alcolumbre recusaram foram jantar juntos.

Perguntado sobre possível demissão, Mandetta respondeu sem nenhuma dúvida: "Médico não abandona cliente". Mais claro, impossível.

O presidente tem noção da sua fragilidade, não tentará. Se tentar, nessas circunstâncias, estará criando crise entre Poderes.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MENTIU DESCARADAMENTE PARA O STF

O mais alto tribunal do país deu 48 horas para Bolsonaro explicar: o que está fazendo para combater o coronavírus. Levou 5 dias e inventou uma resposta, que os 11 ministros, (mais o país e o mundo) sabem que é rigorosamente falsa.

PS- Não pode ficar assim.

A POLÊMICA DISCUSSÃO: DE QUEM É O CORONAVÍRUS?

PS- Em nenhum momento se pode afirmar que a China seja a responsável pela existência do vírus que destrói a economia e causa dano a saúde de bilhões de pessoas. No entanto, as primeiras informação.

PS2 - O médico que fez a denúncia foi afastado e depois faleceu em decorrência de infecção pelo vírus. “Teoria da Conspiração?" Não devo dizer, mas aceno com a máxima do direito, resta a China "o benefício da dúvida."

PS3- Grandes nações do planeta, querem saber de fato quem é o responsável pela existência do vírus.

PS- Mas o assunto é para depois, muito após o fim do surto do vírus fatal.
---------------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser reproduzida com citação do autor.