Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Urgente: alerta de extinção

Quarta, 8 de setembro de 2021

Gregorio Mirabal, do povo Wakuenai Kurripako


Escrevo a vocês pessoalmente como líder de mais de 500 nações indígenas. Estou participando do maior congresso para a conservação do mundo, lutando pelos direitos dos indígenas e pela meta de proteger metade do planeta. Mas essa ambição está sendo sufocada pela política. Aqui estão apenas alguns líderes indígenas, mas se milhões de cidadãos de todo o mundo apoiarem nosso apelo, poderemos fazer com que os líderes políticos acordem! Entregarei pessoalmente nossas vozes a todos os membros da IUCN, pedindo-lhes que protejam nossas terras e pelo menos metade do planeta para garantir que a vida na Terra prospere. Clique para unir-se e compartilhe com todos:





Querida comunidade da Avaaz,

Escrevo a vocês hoje pessoalmente como líder de mais de 500 nações indígenas em toda a Amazônia para pedir seu apoio.

Dias atrás, deixei meu lar, minha família e minha mãe, a floresta amazônica, para participar do maior congresso para a conservação do mundo e entregar um apelo urgente para proteger ao menos metade do planeta, incluindo 80% da Amazônia.

Nós DEVEMOS proteger as florestas, os rios e os oceanos que nos mantêm vivos, da Amazônia à África e Indonésia. Nossa sobrevivência depende disso.

Mas muitos líderes globais ainda estão cegos por compromissos políticos de curto-prazo -- e se recusam a parar os incêndios em nossas florestas, a seca de nossos rios e a extinção de milhares e milhares de espécies.

Então, estamos nos posicionando. Somos um grupo pequeno de líderes indígenas aqui, mas se milhões de pessoas ao redor do mundo nos apoiarem, podemos acordar os líderes políticos!

Una-se a mim, e eu vou usar meu discurso aos governos para entregar nossas vozes no coração das negociações, pedindo que eles protejam nosso lares e ao menos metade da Terra — antes que seja tarde:



Meu povo defende a Amazônia há gerações. Mas não é só a Amazônia — as comunidades indígenas são responsáveis por proteger 80% da biodiversidade do mundo. Sem nossa sabedoria, nossas práticas tradicionais e nossa dedicação à Mãe Natureza, a vida na Terra corre um risco maior — dia e noite, arriscamos nossas vidas para defender o que resta da natureza.

É por isso que me recuso a voltar para casa com promessas vazias de nossos governos.

Esta é nossa chance de criar uma nova e linda relação com a natureza, honrando esta grande rede de vida, da qual somos completamente dependentes. A humanidade está se encaminhando para a próxima extinção em massa, o que significa que podemos parar  se agirmos juntos.

Esta é a primeira vez que nós, povos indígenas, temos voz e voto no Congresso da IUCN — e eu lutarei com unhas e dentes, juntamente com a Avaaz, para garantir que nossos líderes ouçam o povo.

Clique para unir-se e nos ajude a alcançar 3 milhões de pessoas apoiando este chamado para salvar a natureza enquanto ainda podemos.


Nós, os povos indígenas da Amazônia, temos uma longa história junto à Avaaz. Esta comunidade tem sido fundamental na nossa luta para proteger a maior floresta tropical do mundo, lar de mais de 500 nações indígenas. Somos mais fortes juntos, de mãos dadas, e agora temos uma chance única de entregar uma mensagem comum nos corredores do poder. Junte-se agora.

Com esperança e determinação,

Gregorio Mirabal, Coordenador Geral da COICA (Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica), junto com a Avaaz



MAIS INFORMAÇÕES: