Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Benedito, Aylton e Rôney são réus no processo do mensalão do DEM, decide TJ

Quarta, 4 de novembro de 2013
Por ampla maioria, o Conselho Especial do TJDFT decidiu acatar a denúncia contra os três por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O julgamento corre em segredo de justiça


Almiro Marcos — Correio Braziliense




Os deputados Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP) e Rôney Nemer (PMDB) se tornaram réus no processo criminal do escândalo conhecido como Mensalão do DEM. Por ampla maioria, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) decidiu acatar nesta terça-feira (3/12) a denúncia contra os três por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva (Aylton Gomes responderá por concurso material impróprio, que é um instrumento judicial que considera a soma cumulativa de todas as penas). O julgamento acabou no início da noite e corre em segredo de justiça.

Quatro anos depois do episódio, o trio é o primeiro a se tornar réu na esfera criminal. Os parlamentares são acusados de terem recebido dinheiro do governo para apoiar o Executivo. O esquema teria funcionado entre 2007 e 2009 e foi denunciado pelo policial civil aposentado Durval Barbosa, um dos responsáveis por fazer o pagamento aos deputados.